31/03/10 11h32

Nestlé terá nova unidade a cada 3% de expansão no País

DCI

A Nestlé Brasil deve investir R$ 1 bilhão (US$ 556 milhões) por ano para duplicar o tamanho da companhia nos próximos cinco anos. "Uma fábrica nova a cada 3% de crescimento. Desta forma podemos crescer dois dígitos enquanto o PIB cresce 5%", declarou o presidente da Nestlé Brasil, Ivan Zurita, durante entrevista após sua palestra sobre sustentabilidade aos empresários do Grupo de Líderes Empresariais (Lide) realizada ontem, em São Paulo. "Encaramos a crise de frente e crescemos 11,2% no ano passado para R$ 16,4 bilhões (US$ 9,1 bilhões) em faturamento em mais de 350 mil pontos de venda em todo o País. Foi o melhor resultado da companhia nos últimos anos e com isso passamos a França e a Alemanha, e estamos na vice-liderança, atrás somente dos Estados Unidos, e isso é muito importante, ganhamos importância no cenário internacional, saímos muito mais fortalecidos com a crise", informou Zurita.

O presidente falou sobre a localização das novas plantas. "A escolha dos estados onde estarão as novas fábricas está associada a logística e a proximidade com a matéria-prima, por isso anunciamos recentemente investimentos em Minas Gerais e agora em Goiás, mas outras regiões também estão recebendo investimentos", explicou e completou dando exemplos: "estamos investindo R$ 100 milhões (US$ 56 milhões) na unidade de refrigerados lácteos de Garanhuns [PE]; vamos expandir a capacidade de produção de Leite Ninho e chocolate em pó da unidade de Itabuna [BA]; construímos uma fábrica nova em Araraquara [SP] em apenas sete meses que produz a linha de leites condensados e UHT Ninho e Molico; completamos a aquisição de Carazinho [RS] processadora de leite; isso sem falar na fábrica nova de Araçatuba [SP] que produz NAN, Nestogeno, Mucilon e creme de leite, ou seja a cada 3% de crescimento nos motiva a criação de uma fábrica nova, afinal já processamos 15 milhões de toneladas de matéria-prima da agroindústria", argumentou Zurita.

O presidente da Nestlé considerou que outros segmentos também merecem atenção. "Além de lácteos, vamos dobrar nossa capacidade de produção no setor de bebidas, a linha Sollys elaborada a base de soja está indo muito bem, e investimos R$ 60 milhões (US$ 33 milhões) na fábrica da Chocolates Garoto em Vila Velha [ES] e já estamos exportando bombons Garoto para a África e a China", detalhou Zurita.

De acordo com o executivo, boa parte do crescimento está associado a mobilidade ascendente das classes sociais. "O mix de produtos é o mesmo, só mudamos as porções que estão diferentes para formar um preço acessível e implantamos um porta a porta com oito mil vendedoras, essa operação já representa R$ 1 bilhão (US$ 556 milhões) em faturamento e proporciona, em média, um rendimento de R$ 1 mil (US$ 556) para cada trabalhadora", informou Zurita. Segundo ele, a companhia também assegurou a expansão nas classes A e B. "Temos de atuar rapidamente e trabalhar com produtos em todas as classes sociais, portanto, em nossa outra frente de comercialização, estamos expandindo a rede de lojas Nespresso e Dolce Gusto."