04/05/07 14h48

Nestlé investe US$ 24,6 milhões para disputar mercado de soja

Valor Econômico - 04/05/2007

Depois de dois anos de testes e muita especulação da concorrência, a Nestlé finalmente anuncia a criação da marca Sollys que assinará uma família de produtos à base de soja. A multinacional suíça investiu R$ 50 milhões (US$ 24,6 milhões) em uma linha que inclui sucos, barra de cereais, chocolate, leite e creme de soja. E uma nova leva de produtos, provavelmente achocolatados e cremes tipo iogurte, já está prevista para setembro. Os últimos lançamentos da Nestlé com essa dimensão foram o Moça Fiesta - extensão de linha da principal marca da companhia - há vinte anos e Suflair, há cerca de 27 anos. Ainda assim, estavam restritos a uma única categoria de produtos. O Brasil será campo de testes para a nova marca, que nasceu e foi totalmente idealizada aqui, mas a empresa já estuda exportar o conceito para México, Equador e Chile. O lançamento do portfólio de soja mostra a recuperação da força da subsidiária brasileira, a segunda em volume e quinta em faturamento - a expectativa é que feche como a quarta no final deste ano. A Nestlé entra no segmento que mais cresce na indústria de alimentos e bebidas. Os produtos de soja são uma verdadeira febre. Conquistaram não só os adeptos das dietas saudáveis, como também as pessoas com intolerância à lactose. O mercado total de produtos à base de soja, segundo dados Nielsen, cresceu 215% nos últimos quatro anos e faturou R$ 480 milhões (US$ 236 milhões) em 2006. A Nielsen projeta que o setor atinja R$ 4 bilhões (US$ 1,97 bilhões) em 2020. Embora a Nestlé tenha demorado a estrear nesse segmento, o potencial de crescimento ainda é muito grande.