Nestlé escolhe São Paulo para abrir butique de cafés
Valor Econômico - 06/11/2006
O café expresso é o novo negócio da Nestlé no Brasil. A multinacional suíça vai trazer para o país a Nespresso, uma butique luxuosa que vende café premium em pequenas cápsulas e máquinas especiais para o preparo de café. A primeira loja da América Latina está em obras adiantadas e será inaugurada em dezembro em um elegante endereço dos Jardins, em São Paulo. A empresa já montou uma equipe dedicada ao Nespresso, que é considerado um negócio à parte dentro da multinacional, como a área de água mineral. Os executivos responsáveis e os funcionários que cuidarão da divisão não ficarão na sede da companhia na Marginal Pinheiros, em São Paulo. Com a chegada de Nespresso, a subsidiária brasileira que faturou US$ 4,7 bilhões no ano passado e atua nas áreas de alimentos, nutrição animal e água, consolida-se no segmento varejo. A estréia foi no ano passado, com as lojas Cremeria Nestlé, que estão instaladas em shopping centers do país. Para a nova experiência, São Paulo foi a cidade escolhida por ser a capital do luxo e também pela forte cultura do café. Criada em 1989 na Suíça, a butique está em grandes cidades, como Genebra, Zurique, Viena, Paris e Moscou - ao todo, são cerca de 40 butiques. Na Nespresso, mais do que uma loja, a Nestlé vende o conceito de Coffee Experience. Totalmente voltado para o público de classe A, o projeto inclui o Club Nespresso, que oferece um serviço 24 horas personalizado por internet ou telefone. Através dele, o consumidor recebe desde conselhos sobre misturas e "blends" de café até a manutenção das máquinas. O Brasil será base para toda a América Latina. No balanço dos primeiros nove meses, a empresa não abre o tamanho de Nespresso em seu negócio. No relatório, porém, a empresa diz: "Nespresso continua a ter um desempenho excepcional, com crescimento de dois dígitos". Em 2004, foram vendidas 1,3 bilhão de cápsulas e as vendas alcançaram 600 milhões de francos suíços (US$ 476,2 milhões).