11/11/19 11h38

Neste Natal, comércio se prepara para faturar mais com promoções

Lojistas se preparam para aumentar vendas com campanha promovida pela Rede

Pequenas Empresas e Grandes Negócios

O comércio espera que neste fim de ano as vendas comecem a reagir e apontem para um caminho de recuperação da economia do País. Para acelerar a retomada, lojistas de centenas de cidades, distribuídas por diversos estados, já começam a se mobilizar em torno da principal data para o setor, o Natal, com promoções para atrair clientes.

Por meio das Câmaras de Dirigentes Lojistas (as CDLs) das principais capitais e cidades do interior – Salvador, Fortaleza, Recife, Natal, Cuiabá, São Luís; e Campina Grande, entre outras –, estão sendo organizadas ações promocionais para estimular as vendas no comércio de cada localidade. Bernardo Farias, diretor da Agência Start – autor e coordenador das principais campanhas de vendas desenvolvidas pelas CDLs – explica que o trabalho de planejamento das ações é feito com bastante antecedência e vem dando resultados relevantes, descolando da recessão que o País enfrentou nos últimos anos.

A ação das CDLs junto ao comércio local é patrocinada pela Rede, uma das maiores empresas de meios de pagamentos eletrônicos do País. Há 22 anos patrocinadora oficial das campanhas em todo o Brasil, a empresa estimula o uso de seus equipamentos ao oferecer a possibilidade de o consumidor que pagar suas compras em um de seus equipamentos dobrar ou até triplicar o número de cupons a que terá direito ao apresentar as notas fiscais obtidas nas compras.

Augusto Vaz, presidente da CDL de Natal, explica que esse tipo de ação promocional, com o sorteio de prêmios entre os clientes que comprarem no comércio da capital potiguar, sempre é um reforço importante para os lojistas. Na cidade, a promoção em parceria com a Rede acontece duas vezes por ano. É a campanha Liquida Natal, que em 2019, aconteceu entre 30 de agosto e 9 de setembro e incluiu divulgação em rádios, TVs e jornais, além de outdoors espalhados em pontos estratégicos.

“Escolhemos essa data porque é um período tradicionalmente não tão bom para as vendas do comércio, porque não tem datas comemorativas. Incluímos os shoppings e há uma comunicação visual especial para a divulgação da promoção, com uma adesão grande dos lojistas”, conta Vaz. Em campanhas como essa, há comerciantes que chegam a registrar entre 40% e 50% de aumento nas vendas.

Agora, a CDL da capital do Rio Grande do Norte (RN) se prepara para a ativação do Natal de Luz e Prêmios, que também terá o apoio da Rede. Em ações como essa, a entidade treina os lojistas para ajudar a aumentar a adesão. Além dos prêmios sorteados entre os clientes, há incentivos para lojistas, vendedores e consumidores que concorrem a viagens e vale-compra.

A versão natalina da promoção envolvendo CDLs de diversos estados brasieiros já aconteceu em anos anteriores. Para Vaz, a iniciativa já se mostrou eficiente como mobilizadora de consumidores. “Conseguimos um bom resultado no primeiro ano, em parte, pelo investimento em publicidade para divulgar a ação. A Rede tem um papel fundamental como patrocinadora. E ao dar condição aos clientes de duplicar ou até triplicar os cupons para participar dos sorteios”, explica.

Neste ano, o Natal de Luz e Prêmios acontece de 20 a 30 de dezembro. Entre os prêmios que serão sorteados, de acordo com a cidade, estão: um carro, TV, vales-compra no valor de R$ 1.000,00 para clientes e de R$ 500,00 para vendedores, além de uma viagem de um fim de semana para o lojista.

Presidente da CDL do Recife (PE), que abrange a Região Metropolitana da capital pernambucana, Cid Lobo de Mendonça conta que também trabalha com duas datas promocionais. A Liquida, que acontece após as festas juninas, funciona para aumentar as vendas do comércio em um período que costuma apresentar queda, já que vem depois das festas juninas e do Dia dos Namorados.

Neste ano, a campanha teve um impacto positivo de 20% nas vendas no período. Agora, Mendonça está acertando os detalhes para a ação Natal Premiado, que vai acontecer entre 10 e 30 de dezembro. Os clientes vão concorrer a um carro, TVs, bicicletas e vale-compra. Os vendedores e os lojistas, assim como em Natal, também vão concorrer.

A cada R$ 40,00 (Natal) ou R$ 50,00 (Recife), por exemplo, em compras, o cliente ganha um cupom para participar dos sorteios de prêmios. Pagando nas máquinas da Rede, ganha cupons em dobro. E com cartões da bandeira Mastercard nas máquinas da Rede, ganha o triplo de cupons.

Além da divulgação em diferentes tipos de mídia, a campanha deste ano deve contar com várias ações nas ruas com atividades para crianças, como piscina de bolinhas, pula-pula e palhaços para animar os visitantes. Segundo Mendonça, o objetivo é trazer um clima ainda mais lúdico.

A ação da CDL do Recife contará com a adesão de lojistas de 11 shoppings da capital pernambucana, da Região Metropolitana e do comércio de rua. “A ideia é que todos participem, das lojas de bairro às redes varejistas”, diz. A expectativa é de engajar cerca de 5.000 lojistas.