Negócios em jogo
Folha de S. PauloO Brasil aparece na 13ª posição em um ranking com 16 países mais atrativos para receber investimentos de empresas de mídia e entretenimento, segundo a consultoria EY (antiga Ernst & Young).
A nação aparece com 2,3 pontos, à frente de Arábia Saudita, Indonésia e Argentina. O índice varia entre zero e cinco, sendo que, quanto mais alto o número, maior o potencial de ganhos que a empresa pode ter no país.
Os Estados Unidos ocupam o primeiro lugar, com 4,2 pontos, seguido por Japão e Alemanha, com indicadores em 3,4 e 3,3, respectivamente.
Entre os fatores analisados para a elaboração do ranking estão a velocidade da internet, a adoção de smartphones, o número de consumidores, a pirataria digital, os cenários político e regulatório, além dos custos fiscais.
"Assim como outros emergentes, apesar de o Brasil apresentar grandes oportunidades de crescimento digital, os elevados custos com operação e tributos diminuem sua atratividade", diz Antônio Uras, sócio da EY.