Negócio Internacional
Folha de S. Paulo - Mercado Aberto
Empresas que têm negócios internacionais tiveram maiores lucros nos últimos 12 meses do que as que atuam apenas em seu país de origem, segundo pesquisa feita em todo o mundo pela Regus.
Metade das companhias que trabalham em seu país e no exterior viram seus lucros aumentarem. Menos de 40% das domésticas registraram maiores ganhos.
No Brasil, os números são mais altos para os dois modelos de empresa: 66% para as que têm negócios fora e 58% para as que se dedicam apenas ao mercado interno.
O custo com documentação e patrimônio é um dos principais obstáculos para as empresas se estabelecerem no exterior. Dos entrevistados, pouco mais de 60% citaram essa preocupação.
Também aparecem entre as dificuldades a construção de uma imagem internacionalmente (50%) e as normas e tributos locais (44%).
O gerenciamento de riscos políticos e de desastres naturais foi apontado como fator complicador por 37% dos ouvidos pela pesquisa.
O levantamento também mostrou que os executivos brasileiros acreditam que a América do Sul é a região mais lucrativa para se atuar internacionalmente.
A China (45%) e a América do Norte (44%) aparecem em seguida como os mercados mais rentáveis.
Ao todo, 20 mil executivos foram entrevistados.