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NCR busca aquisição para crescer no país

Valor Econômico - 13/06/2008

A fabricante americana de terminais de auto-atendimento NCR vem passando um pente fino em empresas brasileiras em busca de uma aquisição no país. Em visita a clientes e parceiros em São Paulo e no Rio de Janeiro, Bill Nuti, executivo-chefe da companhia, confirma o interesse em adquirir operações locais. Os olhos de Bill Nuti estão voltados para o bilionário mercado brasileiro de ATMs. O país, diz ele, é hoje o terceiro maior mercado do mundo para caixas de auto-atendimento, atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão. Ao todo, são mais de 170 mil máquinas instaladas, segundo pesquisa divulgada recentemente pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Segundo Nuti, não é fácil lidar com o fato de liderar o setor em diversos países do mundo e não no Brasil, onde a companhia já está presente há 71 anos. Ao que tudo indica, a NCR está disposta a seguir o mesmo caminho trilhado pela Diebold, a concorrente americana que nove anos atrás pagou cerca de US$ 230 milhões pela brasileira Procomp. O resultado é que hoje a Diebold Procomp - como passou a ser chamada - tem cerca de 60% do mercado de ATMs no país, com aproximadamente 100 mil máquinas instaladas, três fábricas locais (duas em Manaus e uma em São Paulo) e faturamento superior a R$ 1 bilhão (US$ 518,1 milhões) em 2007. O cenário ainda é bem diferente para a NCR, que atualmente briga no mercado com uma participação de apenas 6% e pouco mais de 10 mil máquinas instaladas no país. Bill Nuti prefere não detalhar o "alto investimento" que a NCR está disposta a fazer para ampliar sua fatia de mercado. Ao buscar crescimento rápido, porém, o mais provável é que a NCR concentrará sua atenção em poucos nomes da indústria.