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Natura fortalece processo de internacionalização na AL

Gazeta Mercantil - 20/01/2009

País de tradição no uso de cosméticos, com o segundo maior mercado na América Latina, o México abriu as portas para os produtos brasileiros, particularmente os da Natura Cosméticos. Segundo o diretor de assuntos corporativos da companhia, Rodolfo Gutilla, o país tem se mostrado surpreendentemente bom para a empresa, com vendas acima do esperado. "Vamos canalizar os investimentos agora para o México", disse. O México é um mercado de US$ 7,06 bilhões, conforme dados de 2007, e tem realizado cada vez mais compras de produtos brasileiros de higiene pessoal e beleza. Somente de janeiro a setembro de 2008, o País exportou US$ 22,16 milhões para o México, alta de 49,9% ante igual período de 2007, conforme levantamento realizado pela Associação Brasileira da Indústria da Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), com base nos dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Em 2007, as vendas brasileiras foram de aproximadamente US$ 20 milhões, 51,6% mais que no ano anterior. A Natura, que entrou no mercado mexicano em 2005, não informa dados de desempenho por país de atuação, mas destaca que os investimentos têm dado resultado, tanto que os projetos ali não apenas devem ser mantidos como foram expandidos, disse Gutilla, citando a inauguração, no ano passado, da segunda Casa Natura no país. Assim, embora tenha postergado a entrada nos Estados Unidos, em função da crise, a Natura procura fortalecer a posição na América do Norte por meio do crescimento no país da região que possui cultura mais parecida com a brasileira. E com reconhecimento público: em 2008 a empresa recebeu os prêmios "Empresa Socialmente Responsable 2008" e "Mejor Practica de Responsabilidad Social 2008", ambos concedidos pelo Centro Mexicano para la Filantropía. Apesar do crescimento, ainda não foi em 2008 que a operação no México se tornou positiva. No ano passado, apenas estavam em vias de se tornar autossuficientes as operações no Chile, Argentina e Peru, onde a empresa está presente desde 1982, no caso chileno, e há 14 anos, nos dois outros mercados. A diretora de marketing para a América Latina, Andréa Sanches, ressaltou que não é apenas a operação mexicana que tem surpreendido a Natura. "A Venezuela e a Colômbia - onde a companhia atua desde 2007 - tem apresentado um bom potencial de crescimento", disse. Andréa afirmou que o foco da Natura tem sido sofisticar a construção da marca. Para isso, a companhia tem estudado mais profundamente cultura e costumes locais e busca adaptar a forma de passar a correta imagem e os conceitos que a empresa se propõe a transmitir. Assim, além de buscar ativos da biodiversidade latina, por meio da linha AmorAmérica, a empresa mostra sua veia socialmente responsável com a criação de programas Crer para Ver em outros países.