12/06/07 10h54

Natura começa a vender alimentos no interior paulista

Valor Econômico - 12/06/2007

Há 38 anos no mercado vendendo cosméticos, a Natura começa nesta semana sua primeira investida no setor de alimentos. O segmento escolhido foi o dos alimentos funcionais, um mercado estimado em US$ 600 milhões pela Associação Brasileira da Indústria da Alimentação (Abia). Inicialmente, a Natura escolheu 90 cidades do interior de São Paulo (na região de Campinas e São José dos Campos) como mercado de teste para suas sopas desidratadas, sucos, chás e barrinhas de cereais que compõem a linha batizada de Frutífera. A distribuição será igual a dos cosméticos vendidos pela empresa, no sistema porta-a-porta. A empresa possui 567 mil revendedoras espalhadas por todo o país, de acordo com o balanço do primeiro trimestre. No segmento de sopas que, segundo dados da Nielsen, movimentou R$ 263,7 milhões (US$ 121,12 milhões) em 2006, a Natura vai encontrar concorrentes do porte de Nestlé, com a marca Maggi, Unilever, com a marca Knorr, e Ajinomoto com a marca Vono. Na área de barras de cereais, os principais concorrentes são Nestlé e Nutrimental. O mercado de chás de infusão, ou de saquinho, que segundo a Nielsen movimentou R$ 247,5 milhões (US$ 113,68 milhões) em 2006, o principal concorrente é a marca Matte Leão, da Leão Júnior, comprada pela Coca-Cola em março. Por fim, a Frutífera também tem uma linha de probióticos desidratados - que podem ser classificados como sucos em pó.