28/10/10 11h33

Natura amplia rede de distribuição para aproximar produto da cliente

Valor Econômico

A Natura detalhou ontem as mudanças de seu novo modelo logístico, em plena fase de implantação, e as alterações afetam diversas áreas - desde o simples processo de separação de mercadorias até a necessidade de investimentos em unidades fabris específicas. Como parte desse projeto de reorganização, a empresa ainda informou que irá abrir dois novos centros de distribuição e dois armazéns ("hubs") no país no próximo ano.

São medidas tomadas para que a companhia crie uma estrutura de distribuição mais eficiente, algo crucial para que o grupo possa manter o atual ritmo de expansão - na faixa de 20% a cada trimestre. Com 13 diferentes empresas transportadoras e 400 milhões de itens despachados todo ano, a Natura quer ser mais rápida e errar o menos possível em cada uma das etapas do processo de distribuição. É algo que depende de ter o produto certo no lugar certo, pronto para ser despachado. "Se nós não mudássemos agora, nós cresceríamos com problemas", diz João Paulo Ferreira, vice-presidente de operações e logística da Natura.

Estão sendo projetados ajustes e inovações nos CDs da empresa, em termos de maquinário, sistemas e tecnologia. A Natura terá um sistema interno que irá controlar, de forma mais precisa, o número de itens de cada caixa a ser despachada de seus CDs. Ela também estuda agora um projeto para rastrear as encomendas pelo país. A ideia é criar uma central que receba dados das transportadoras a respeito das cargas em viagem pelo Brasil. Esse ainda é um projeto piloto.

A empresa ainda informou que o número total de CDs irá passar de dez para 14 até o final de 2011. Haverá a abertura de dois CDs em Curitiba (PR) e São Paulo em 2011. A companhia também programa a ampliação dos centros de Mathias Barbosa (MG), Simões Filho (BA) e Jaboatão dos Guararapes (PE). Os gastos não foram especificados mas devem sair do caixa para investimentos totais de 2010 (R$ 250 milhões) e do montante a ser definido para 2011. Já foi definida ainda a ampliação das unidades fabris em Cajamar e Benevides no ano que vem.

Semanas atrás, a empresa havia anunciado a criação de CDs nas cidades de Uberlândia (MG) e Castanhal (PA), e os locais estão em operação há 15 dias. No caso dos armazéns (hubs), dois serão abertos em Salvador (BA) e Castanhal (PA), e estarão próximo aos CDS. A empresa já tem um hub em Jundiaí (SP). São escolhas feitas por questões estratégicas. "Vamos colocar hubs perto dos nossos centro de distribuição. Eles vão concentrar os produtos principais que serão posteriormente encaminhados aos CDs, onde há o picking (separação) das mercadorias para as consultoras", diz Ferreira. "A ideia é ter perto de cada mercado aquilo que a consultora precisa".

Um dos reflexos esperados dessas mudanças será a redução do tempo entre o pedido e a entrega da encomenda. Ele já foi de 20 dias e está em cerca de 15 dias hoje. Paralelo a essas mudanças, a Natura também informou o nome das empresas parceiras, que devem produzir para a Natura no exterior. Serão a Justa (Argentina), Hada e Prebel (Colômbia) e Fortalab (México). O grupo ainda finalizou a ampliação do CD na Argentina e no Peru e na Colômbia, No próximo mês, essa ampliação termina no Chile e no México, isso será concluído em 2011.