Natura amplia fatia no front doméstico
Valor Econômico
A fabricante de cosméticos Natura, que encolheu os planos de expansão no exterior, colhe dois resultados positivos no mercado doméstico. Conseguiu atrair, até a semana passada, mais mulheres para engordar a sua força de vendas, batendo a marca simbólica de 1 milhão de consultoras, e aumentou a presença na casa dos brasileiros.
Segundo dados da Latin Panel, a companhia aumentou, de junho de 2008 a junho deste ano, a sua taxa de penetração em nove pontos. Isso significa que seus produtos estão em 50,4% dos lares brasileiros, disse, ao Valor, o vice-presidente de Negócios da Natura, José Vicente Marino. "Este é o índice mais alto que já alcançamos nessa pesquisa", disse o executivo. Foram pesquisados 8,2 mil domicílios, representando 81% da população e 90% do potencial de consumo do país. "Crescemos em todas as classes sociais, mas o maior índice de crescimento foi detectado na classe C", disse o vice-presidente da Natura, a maior empresa do setor de cosméticos do país e que opera no sistema de venda direta, sem lojas.
Em sua avaliação, essa presença maior na casa dos consumidores é resultado de uma força de vendas mais robusta. "Aumentamos o número de consultoras e aumentamos o número de clientes", disse Marino. O plano de alocar 8 mil consultoras, como a empresa chama suas vendedoras, e dar a elas a missão de recrutar e treinar mais mulheres trouxe crescimento. A Natura, lembrou, encerrou o segundo trimestre com 938 mil consultoras. Na semana passada, chegou a 1 milhão, sendo 851 mil no Brasil e 149 mil na área batizada de Latam (Latino-América). Essa região engloba Argentina, Chile, Peru, Colômbia e México.
Mas foram as vendas no mercado brasileiro que trouxeram bons resultados de abril a junho deste ano. A receita líquida consolidada somou pouco mais de R$ 1 bilhão (US$ 581,4 milhões), com aumento de 18,8% em relação ao segundo trimestre de 2008. O lucro líquido cresceu 19,3%, para R$ 168,3 milhões (US$ 97,8 milhões), no mesmo período.
A aposta no mercado interno, que de abril a junho representou 93% das vendas da Natura, continua sendo reforçada pela estratégia de desenvolver produtos regionais, como a colônia, que também é desodorante, Biografia Feminina. O produto de 50 ml foi lançado recentemente no Nordeste para a consumidora que não podia pagar pela embalagem de 100 ml. "Isso vai continuar", diz Marino.