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Native usará o azeite para ampliar mercado

Gazeta Mercantil - 15/01/2009

A convicção no potencial de crescimento dos orgânicos independentemente da crise fez a Native agregar o azeite ao seu leque de produtos sustentáveis para ampliar sua participação no mercado. A estratégia da empresa é virar referência no setor e para isso aposta no novo produto para fortalecer sua presença em restaurante, bares e hotéis até então ocupados maciçamente pelo açúcar orgânico, carro chefe nas vendas da companhia. Além disso, a receita obtida com a venda de produtos sustentáveis são entre 30% e 60% maiores que a obtida com produtos convencionais. A estimativa da Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de Azeite de Oliva.(Oliva) é que o consumo anual brasileiro seja de 35 mil toneladas de azeite, com um consumo per capita de 170 gramas por ano. Em países como Grécia e Itália, essa proporção atinge 25 quilos e 12 quilos por ano, respectivamente. Esse potencial de expansão despertou a atenção da companhia, que foi buscar na região de Huaquén, ao Norte do Chile, a matéria-prima para seu novo produto. A marca Native funciona como um "guarda-chuva" para abrigar a linha de produtos que surgiu a partir do açúcar orgânico, da Usina São Francisco, define Leontino Balbo, presidente do grupo. Atualmente, a usina é a maior produtora de açúcar orgânico do mundo e uma das pioneiras nesse tipo de certificação no Brasil. "O açúcar continuará sendo nosso carro-chefe, sem dúvida nenhuma. Queremos usar o azeite para ampliar nosso portfólio e fortalecer ainda nossa marca", explica o executivo.