Nacionalização de 80% é a meta da Petrobras
DCI
A Petrobras tem se esforçado para atingir um alto índice de nacionalização dos equipamentos que são utilizados na exploração de petróleo, mesmo antes da notícia das grandes reservas do pré-sal, afirmou o gerente geral da Unidade de Negócio de Exploração e Produção da Bacia de Santos da Petrobras, José Luiz Marcusso. O executivo participou ontem da abertura da feira Santos Offshore.
Segundo Marcusso, o índice de nacionalização obtido pela estatal na base de gás de Caraguatatuba (SP) está acima dos 80% e em Mexilhão - também na Bacia de Santos - acima dos 65%. "O plano da Petrobras de construir oito navios no estaleiro de Rio Grande é outro incentivo para ampliar a nacionalização", afirmou.
Segundo o prefeito de Santos (SP), João Paulo Tavares Papa, a feira Santos Offshore pode ser usada como um exemplo do interesse das empresas para fornecer produtos ou prestar serviços à estatal. "Cerca de 94 empresas devem se instalar na região para poder fornecer à Petrobras. Toda a Baixada [Santista] está com alta expectativa", disse Papa. Como exemplo dos investimentos na cidade, o prefeito cita o aporte de US$ 1,6 bilhão (US$ 930,2 milhões) em um novo terminal portuário, investimento realizado pela Odebrecht em parceria com a Dubai Port.