16/02/24 15h33

Na posição 81-90, a USP está entre as universidades de maior prestígio no mundo

A avaliação é da consultoria Times Higher Education, com base na opinião de 38 mil pesquisadores

Jornal da USP

Classificada no grupo 81-90, pelo terceiro ano seguido, a USP é a única universidade latino-americana a figurar entre as 100 instituições com maior reputação acadêmica do mundo, segundo o World Reputation Ranking 2023, divulgado nesta terça-feira, dia 13 de fevereiro.

Elaborado pela consultoria britânica de educação superior Times Higher Education (THE), o ranking classifica as instituições de acordo com a opinião de mais de 38 mil pesquisadores e acadêmicos que são convidados a elencar, com base em sua própria experiência, até 15 universidades que considerem ser as melhores em termos de pesquisa e ensino.

Nas três primeiras posições estão as norte-americanas Universidade de Harvard (1º lugar, pelo décimo terceiro ano seguido), Instituto de Tecnologia de Massachusetts (2º) e Universidade de Stanford (3º).

 

THE WORLD REPUTATION RANKING 2023

Universidade Harvard

Estados Unidos

Instituto de Tecnologia de Massachusetts

Estados Unidos

Universidade Stanford

Estados Unidos

Universidade de Oxford

Reino Unido

Universidade de Cambridge

Reino Unido

Universidade da California, Berkeley

Estados Unidos

Universidade Princeton

Estados Unidos

Universidade Tsinghua

China

Universidade Yale

Estados Unidos

10º

Universidade de Tokyo

Japão

81-90

Universidade de São Paulo

Brasil

 

Ao todo, 31 países tiveram universidades classificadas entre as 200 melhores. Os Estados Unidos são o país com mais instituições na lista, 52 universidades. Na sequência, vem o Reino Unido, com 20 instituições; China, com 15, e Alemanha, com 14.

O Brasil é o único país da América Latina a ter pelo menos uma universidade classificada. Na posição 81-90, a USP se equipara a instituições como a Universidade Leiden (Holanda), a Universidade Nacional Australiana (Austrália) e a Universidade de Bonn (Alemanha). A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é a outra brasileira da lista, classificada no grupo 151-175.

Os pontos para avaliar a reputação referem-se ao número de vezes que uma instituição foi citada pelos entrevistados como sendo a melhor em seus respectivos campos de conhecimento. Os acadêmicos consultados poderiam destacar as universidades que consideravam as mais fortes, regional e globalmente, em suas áreas específicas, dentre as mais de 6 mil instituições de ensino superior existentes no mundo.

Mais informações sobre o ranking podem ser obtidas na página do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) da USP.

 

Fonte: https://jornal.usp.br/institucional/na-posicao-81-90-a-usp-esta-entre-as-universidades-de-maior-prestigio-no-mundo/