05/10/11 20h07

Na mira da espionagem industrial

Agência Bom Dia

Vazam na internet as fotos dos primeiros iPhones produzidos na nova fábrica, instalada às margens da rodovia Anhanguera, em Jundiaí, dois dias antes de a marca anunciar, nos EUA, o lançamento de uma versão atualizada de seu famoso smartphone

Até que demorou para ocorrer, mas começaram a circular neste domingo, na internet, as primeiras fotos do iPhone brasileiro, produzido pela empresa taiwanesa Foxconn em Jundiaí, na primeira fábrica da Apple fora da China.
As fotos foram publicadas pelo site Gizmodo, que carrega uma fama contraditória de dar bons furos e, às vezes, informações duvidosas.

Mas o BOM DIA constatou neste domingo, com uma fonte da Foxconn, que realmente o produto está pronto. E mais, que o tablet iPad caminha na mesma direção, o que indica que os objetos de desejo dos apaixonados por novidades tecnológicas devem estar nas lojas para o Natal, conforme tem sido dito pelo ministro Aloizio Mercadante, de Ciência e Tecnologia.

O modelo publicado no site seria uma evolução do iPhone 4, vendido atualmente – a suspeita ocorre pela identificação (n90A, que simboliza o aparelho) em uma papeleta anexada a um smartphone que teria sido reprovado pelo controle de qualidade da Foxconn por apresentar manchas nas lentes. A data de fabricação é 16 de setembro.

As fotos vazaram dois dias antes de a Apple fazer o anúncio de uma nova versão do iPhone, que ocorrerá amanhã em coletiva de imprensa nos EUA.

Tanto a Apple quanto a Foxconn não confirmam a fabricação em Jundiaí, mas os planos das duas empresas foram revelados com exclusividade mundial pelo BOM DIA, em sua edição de 18 de março.

No dia 27 de julho, o jornal também publicou com exclusividade a contratação dos primeiros mil funcionários para a nova fábrica, às margens da rodovia Anhanguera, no bairro dos Fernandes – na Junta Comercial do Estado de São Paulo, a Foxconn confirma a locação de 14 boxes de um condomínio industrial, mas, segundo apurou o BOM DIA, todos os 31 boxes do empreendimento, que ficou pronto em julho, serão dedicados à parceria com a Apple.

Na semana passada a Foxconn contratou mais 400 pessoas para a nova fábrica, e, segundo o secretário Ari Castro Nunes Filho, de Desenvolvimento Econômico de Jundiaí, neste mês mais 1,5 mil funcionários serão recrutados.

Ainda sem confirmação, a inauguração oficial da fábrica deverá contar com a presença da presidente Dilma Rousseff.