25/06/15 14h52

Na contramão da crise, redes varejistas investem em Jundiaí

Jornal de Jundiaí

Apesar da crise na economia brasileira, o cenário em Jundiaí parece andar na contramão. Somente este ano, já confirmaram a vinda para a cidade as redes Pão de Açúcar, Covabra e Giga Atacadista. As redes não informam o valor do investimento para a instalação nem o total de vagas de empregos que devem ser geradas com as novas lojas. O Covabra estima que a unidade em construção na Malota gere, ao menos, 200 novos postos de trabalho.

Para a Associação Paulista de Supermercados (Apas), o interesse das grandes redes por Jundiaí se deve ao crescimento pujante da cidade nos últimos anos. Em nota enviada pela assessoria de imprensa, a Apas afirmou que “o município tem se destacado pela qualidade de vida proporcionada a seus habitantes, bem como pelo seu planejamento com relação ao uso consciente de recursos naturais.”

A associação destacou, também, as boas condições de infraestrutura oferecida aos investidores, a proximidade com a capital paulista e com o aeroporto da Região. “Todos esses fatores são levados em consideração por empresas quando planejam seus projetos de expansão”, diz a nota.

Já o Pão de Açúcar, além de também ter ressaltado a boa situação econômica vivida por Jundiaí, afirma estar atendendo a um pedido da própria população. “Estamos muito felizes com essa inauguração, pois trata de um pedido da própria população. A loja chega em um momento importante, quando Jundiaí se consolida entre as melhores cidades do Estado de São Paulo em índice de desenvolvimento humano e econômico, e quando a marca anuncia seu plano de expansão para novas praças”, afirmou Marcelo Bazzali, Diretor de Operações, por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa.

Alta renda - O grande número de consumidores com poder aquisitivo elevado é uma aposta das redes supermercadistas em seus planos de investimento na cidade. Além do Pão de Açúcar, que deve abrir uma loja Premium na avenida Nove de Julho, a rede Covabra também está de olho nessa parcela da população jundiaiense.

Com 12 lojas em sete cidades do interior paulista, a rede chega à cidade no bairro Malota, com uma loja de 1.800 m² em área de vendas e cerca de 10 mil m² de área construída. Serão 150 vagas de estacionamento coberto, 18 checkouts, adega climatizada e expositores de congelados e resfriados com portas, o que contribui para a economia de energia. “A Malota é uma região de incremento econômico, com um perfil de público consumidor que o Covabra almeja: quem busca por qualidade, praticidade, inovação e um mix de produtos diversificado”, afirma Ronaldo dos Santos, diretor-geral do Covabra.

Atacarejos

No segmento de atacado - em expansão em todo o Brasil – no ano passado foi registrado crescimento de 0,9% e faturamento de R$ 211 bilhões, segundo Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD) – o ramo de atacarejo (atacadistas que também vendem no varejo) terá novidades em Jundiaí.

O grupo MGB, dono das redes Mambo e Giga Atacado, anunciou que vai investir R$ 40 milhões para abrir novas unidades e reformar as já existentes. O plano de investimentos do grupo contempla a abertura de um Giga Atacado em Jundiaí. O grupo não deu detalhes do plano, mas o investimento médio na abertura de uma nova loja do atacadista com 5 mil m² é de R$ 10 milhões.