22/11/10 14h37

MWM prepara terreno para novo ciclo no país em 2012

Valor Econômico

A MWM International, subsidiária da americana Navistar, terá pela frente um ano de preparação para o novo ciclo da operação no Brasil, que se inicia em 2012 com a retomada da montagem de motores para terceiros e o lançamento de uma nova família de produtos, que atendem à norma Euro 5. Para suportar esse modelo de negócios, a MWM prevê investir US$ 85 milhões no próximo ano, US$ 5 milhões a mais do que o aplicado em 2010. Os recursos fazem parte de um plano que prevê aportes de US$ 345 milhões entre este ano e 2015, em recursos gerados pela própria subsidiária e uma parcela menor garantida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A expectativa quanto ao retorno do investimento é elevada. Apenas um dos contratos de produção de motores para uma grande montadora, a previsão é de faturamento adicional de US$ 2 bilhões ao longo de sete anos. Para essa cliente, serão entregues entre 50 mil e 60 mil peças anualmente. O outro contrato, com uma montadora de caminhões, prevê a montagem de 30 mil propulsores, no decorrer de cinco anos. "Hoje, o desafio é implantar o novo modelo e assegurar que tanto fornecedores quanto a nossa capacidade produtiva possam sustentá-lo", afirmou ao Valor o presidente da MWM, José Eduardo Luzzi, que trabalha para o grupo há 25 anos e assumiu o cargo em setembro.

No ano fiscal de 2010, encerrado em 31 de outubro, a companhia produziu 143 mil motores nas duas fábricas que opera no país - em São Paulo (SP) e Canoas (RS) -, no melhor período de sua história, e espera bater novo recorde em 2011, com expansão de até 9% no volume produzido. As duas unidades, além da fábrica de componentes na Argentina, receberão investimentos para expansão de capacidade e adaptação das linhas para atender os contratos de terceirização.

Ao longo deste ano, o crescimento expressivo nas vendas de motores para caminhões foi o grande responsável pela expansão dos negócios da empresa, cenário que deve se repetir em 2011. Segundo o presidente da MWM, a obrigatoriedade do Euro 5 a partir de 2012 - o que segundo fabricantes elevará o preço final de caminhões - deve levar à chamada pré-compra desses veículos, especialmente por parte de frotistas, nos últimos meses do ano que vem. Tratores de rodas e ônibus também devem contribuir para a expansão dos negócios.