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MWM amplia linha de produtos e visa receita de US$ 1 bilhão até 2012

Valor Econômico - 10/08/2007

Após três anos de trabalho na adaptação do produto às condições de uso no Mercosul e de US$ 15 milhões em investimentos, a MWM International lançou ontem a nova linha de motores diesel 9.3 litros, destinados a caminhões extra-pesados, com peso bruto total superior a 45 toneladas. Lançado inicialmente nos Estados Unidos, o modelo começou a ser produzido em Canoas e faz parte da estratégia da empresa para alcançar um faturamento de US$ 1 bilhão no ano fiscal que encerrará em outubro de 2012. No ano fiscal 2007, a previsão da MWM International, que tem ainda unidades em São Paulo e Córdoba, na Argentina, é faturar US$ 750 milhões, 4,4% a mais do que no exercício anterior, sendo US$ 150 milhões com exportações de motores e componentes para 30 países. A produção deve permanecer praticamente estável, na faixa de 122 mil equipamentos mecânicos e eletrônicos. Para 2008, a estimativa é fabricar 132 mil motores, disse o presidente e executivo-chefe da companhia, Waldey Sanchez. A linha lançada ontem pode alcançar uma produção de quase 17 mil unidades por ano e com ela a empresa controlada pelo International Engine Group pretende quase triplicar a participação atual de 2,7% no segmento de caminhões pesados e extra-pesados no Mercosul (acima de 300 cavalos de potência, que demanda 45 mil motores por ano), para 7,9% em 2010, disse o diretor de vendas, Eduardo Luzzi. Considerando-se todas as aplicações, incluindo industriais e agrícolas, a companhia é líder na região, com um terço da produção total de motores diesel. Conforme o executivo, o novo equipamento 9.3 também pode ser exportado para outros países como China e África do Sul. Os planos de crescimento da MWM International incluem ainda operações fora do Mercosul, como o acordo fechado este ano com a DongFeng Chaoyang Diesel Engine, para licenciamento da produção de motores 3.0 litros na China.