23/05/13 17h00

Municípios da região de Lins unem-se em prol da atração de investimentos

Investe SP e Desenvolve SP participaram de encontro promovido pela prefeitura de Lins nesta quarta-feira

“Saber receber bem o investidor faz toda a diferença”. Foi assim que o diretor de Relações Institucionais e Internacionais da Investe SP, Sérgio Costa, iniciou sua palestra na tarde desta quarta-feira, 22 de maio, durante o seminário de capacitação promovido pela prefeitura de Lins e pela Investe SP.

O diretor explicou o papel da agência de atração de investimentos, criada pelo Governo do Estado de SP para oferecer asssessoria gratuita aos investidores que desejam expandir seus negócios ou instalar uma nova unidade no Estado. “Os 46 investimentos anunciados em território paulista com o apoio da Investe SP estão espalhados por 31 municípios, apenas uma empresa escolheu a capital para se instalar. Isso mostra a força do interior paulista, que já é responsável pelo maior potencial de consumo do País”, afirmou Costa.

Ele também ressaltou a relevância do relacionamento com as prefeituras, pois para que a Investe SP forneça informações adequadas aos investidores sobre o potencial dos 645 municípios paulistas, é preciso que a administração municipal mantenha os dados constantemente atualizados em relação a áreas disponíveis para instalação ou expansão das empresas, incentivos tributários, qualificação de mão de obra, infraestrutura, logística e qualidade de vida. “Enviamos, recentemente, um kit para todas as prefeituras com um questionário para que possamos atualizar e ampliar nossa base de dados. É muito importante que as prefeituras respondam esse questionário”, reforçou o diretor.

O prefeito de Lins, Edgar de Souza, destacou a relevância do evento: “É fundamental que os municípios da região conheçam melhor o que o Estado tem feito para fomentar o desenvolvimento por meio de órgãos como a Investe SP e a Desenvolve SP”. Souza lembrou, ainda, que o seminário é uma oportunidade para que se conheça melhor “o potencial desse pedaço de São Paulo”.

O vice-prefeito de Lins, Rogério Barros, apresentou os principais diferenciais do município de 75 mil habitantes, PIB de R$ 2,1 bilhões, que tem instituições de ensino profissionalizante – Etecs e Fatecs – além de universidades. Ele destacou a localização privilegiada da cidade: cortada pela BR 153 e pela Rodovia Marechal Rondon, abriga um trecho do gasoduto Brasil-Bolívia e possui um projeto de integração de modais logísticos que está em fase de captação de investimentos. “Agora, estamos desenvolvendo uma nova estratégia para atrair mais empresas, vamos usar o potencial de quem já está instalado aqui para atrair fornecedores”.

Desenvolve SP
Já o gerente de Negócios e Operações da Desenvolve SP, Eduardo Tadeu Saggiorato, mostrou as linhas de crédito disponibilizadas às empresas e ao setor público. O desembolso do banco de fomento para as cidades da região contabiliza mais de R$ 67 milhões, a maior parte desses recursos foram destinados à iniciativa privada. Ele explicou que, muitas vezes, os empresários procuram as prefeituras para apresentar um projeto de investimento, mas precisam angariar recursos para viabilizar a iniciativa. Ao identificar uma oportunidade assim, a prefeitura pode encaminhar a demanda à Desenvolve SP.

“É um aprendizado estar aqui. Como gestores públicos, temos que pensar em como estamos preparando nossa cidade para o desenvolvimento e os novos investimentos. O espírito empreendedor precisar permear também a administração pública e ser estimulado na população”, conclui a prefeita de Lençóis Paulista, Isabel Cristina Campanari Lorenzetti.

Também participaram do evento os prefeitos de Arealva, Guaiçara, Vera Cruz e os vice-prefeitos de Getulina, Balbinos e Pongaí.