08/05/23 14h02

Município de Ibaté atinge PIB de R$ 1 bilhão

Serviços responde por 50% do PIB, seguido da indústria que é responsável por 35% do montante total das riquezas do município

Primeira Página

Estudo da Fundação SEADE revela que Ibaté tem um PIB de R$ 1.082.675.148,00, conforme dados de 2020, último ano do registro deste indicador econômico. Dentro desta realidade, o Município, que tem cerca de 35 mil habitantes, tem um PIB per capita de R$ 31.167,00.

O setor de serviços (com exceção da administração pública) responde por 50,8% da formação do PIB Municipal. A indústria é responsável por 35,5% da economia local. Anda se destacam os impostos líquidos de subsídios, somando 8,9% do montante e a agropecuária com 4,89% do montante.

Com dados de 2020, o valor adicionado (VA), que também serve para medir a força da economia, tem o setor de serviços em destaque novamente, respondendo por 41,2% do montante total. Em seguida vem a indústria com 39%, os serviços de administração pública são responsáveis paro 14,6 do VA e o agronegócio por outros 5,2%.

Forte no agronegócio e beneficiada por estar localizada às margens da Rodovia Washington Luís (SP-330), entre dois centros maiores como São Carlos e Araraquara, Ibaté tem uma balança comercial bastante positiva, registrando, de acordo com dados de 2021, um total de R$ 61.909.723,00 em exportações e R$ 37.017.4350,00 em importações.

INDÚSTRIA

No segmento de transformação industrial (dados de 2017), os produtos alimentícios destacam-se com 67,6% do total produzido. Em seguida vêm os biocombustíveis, com 12,8%. Os produtos químicos respondem por 9,9%, os minerais não metálicos por outros 4,3%. Os produtos de metal somam 4,35% da produção fabril. Os produtos têxteis são responsáveis por 2,1% do total produzido. A área de produção de máquinas e equipamentos também chega a 2,1% do total. Por fim, borracha e material plástico chegam a 1,1% do total da produção local.

AGROPECUÁRIA

Com destaque para o setor sucroalcooleiro por abrigar a Usina da Serra, Ibaté tem uma agropecuária onde a produção de cana responde por 84,6% da produção agrícola (dados de 2021). Em seguida destaca-se a laranja, com 11%. Os ovos de galinha vêm em terceiro lugar, com 3,2%, a soja (em grão) com 0,6%, o milho (em grão) com 0,36% e o leite, com 0,3%.

Quanto ao rebanho (dados de 2021), a avicultura exerce enorme domínio. Os galináceos respondem por 96% do total. O gado bovino responde por 3,6% do total. Os equinos são apenas 0,25%, os suínos são apenas 0,1% do total, mesmo índice dos ovinos.

O QUE É O PIB

O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, estado ou cidade, geralmente em um ano. Todos os países calculam o seu PIB nas suas respectivas moedas.

O PIB do Brasil em 2022, por exemplo, foi de R$ 9,9 trilhões. No último trimestre divulgado (4º trimestre de 2022), o valor foi de R$ 2 584,1 bilhões. Veja abaixo uma tabela com o PIB das Unidades da Federação brasileiras.

O PIB mede apenas os bens e serviços finais para evitar dupla contagem. Se um país produz R$ 100 de trigo, R$ 200 de farinha de trigo e R$ 300 de pão, por exemplo, seu PIB será de R$ 300, pois os valores da farinha e do trigo já estão embutidos no valor do pão.

Os bens e serviços finais que compõem o PIB são medidos no preço em que chegam ao consumidor. Dessa forma, levam em consideração também os impostos sobre os produtos comercializados.

O PIB não é o total da riqueza existente em um país. Esse é um equívoco muito comum, pois dá a sensação de que o PIB seria um estoque de valor que existe na economia, como uma espécie de tesouro nacional.

Na realidade, o PIB é um indicador de fluxo de novos bens e serviços finais produzidos durante um período. Se um país não produzir nada em um ano, o seu PIB será nulo.

Analisar o PIB per capita (divisão do PIB pelo número de habitantes), que mede quanto do PIB caberia a cada indivíduo de um país se todos recebessem partes iguais, entre outros estudos.

O PIB é, contudo, apenas um indicador síntese de uma economia. Ele ajuda a compreender um País, Estado ou Município, mas não expressa importantes fatores, como distribuição de renda, qualidade de vida, educação e saúde. Um país tanto pode ter um PIB pequeno e ostentar um altíssimo padrão de vida, como registrar um PIB alto e apresentar um padrão de vida relativamente baixo.

Fonte: https://www.jornalpp.com.br/noticias/cidades/municipio-atinge-pib-de-r-1-bilhao/