11/04/18 11h56

Múltis planejam reciclar 100% das embalagens

Valor Econômico

A Nestlé anunciou ontem um compromisso global de tornar 100% de suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025. A intenção é que nenhuma embalagem seja descartada em aterros sanitários ou termine como resíduo em mares, oceanos e rios. A gigante de alimentos acompanha outras multinacionais de consumo. Essas companhias têm sofrido pressões de ambientalistas e de consumidores para adotarem medidas para reduzir o descarte de materiais que levam centenas de ano para se decompor, como plástico e vidro.

Em comunicado, Mark Schneider, presidente da Nestlé, afirmou que o lixo plástico é um dos maiores problemas de sustentabilidade para o mundo atualmente. "É necessário um trabalho coletivo para reduzir o lixo plástico. Estamos comprometidos em encontrar melhores soluções para reduzir, reutilizar e reciclar", afirmou.

O ano de 2025 foi adotado pela Europa como limite para acabar com o despejo de embalagens plásticas em aterros sanitários. Por essa razão, boa parte das multinacionais escolheu esse ano como prazo para reduzir o uso de materiais não recicláveis.

A concorrente em chocolates Mars, por exemplo, prevê usar embalagens 100% recicláveis até 2025. A Pepsico também pretende ter embalagens feitas 100% com materiais recicláveis ou biodegradáveis no mundo até 2025. A Unilever adotou o mesmo prazo para passar a usar apenas plásticos recicláveis ou biodegradáveis em suas embalagens. Já a Mondelez planeja reduzir em 65 mil toneladas a produção global de embalagens plásticas, entre 2017 e 2020.

Na categoria de bebidas, a Anheuser-Busch Inbev (AB InBev) e a Ambev anunciaram neste ano a meta global de tornar 100% das embalagens de suas bebidas retornáveis ou feitas de material reciclado até 2025. A Coca-Cola Company adotou como meta mundial coletar e reciclar 100% de suas embalagens até 2030.

Na França, a fabricante de água Evian, controlada pela Danone, anunciou em janeiro a meta de usar apenas garrafas feitas com plástico reciclado até 2025. Outra francesa, a L'Oréal também tem como objetivo substituir todo o plástico que usa em embalagens por materiais recicláveis até 2025.

No varejo, o Walmart fixou 2025 como prazo para adotar embalagens recicladas em 100% de seus produtos de marca própria. A rede de lanchonetes McDonald's, por sua vez, tem como meta reciclar 100% das embalagens de seus restaurantes até 2025.

O plano da Nestlé envolve ações para eliminar o uso de plásticos não recicláveis e adotar materiais recicláveis. A companhia pretende eliminar ou alterar combinações complexas de materiais nas embalagens, para facilitar o seu reúso ou reciclagem por outras companhias. A Nestlé informou ainda que vai trabalhar com parceiros e associações de classe para ampliar o uso de materiais reciclados.

Cristiani Vieira, gerente de sustentabilidade da Nestlé no Brasil, disse que as ações no país vão envolver mais projetos de transformação de embalagens em novos produtos. A empresa transforma, por exemplo, cápsulas de Nescafé Dolce Gusto em tubetes para mudas de café e em porta cápsulas.

A executiva observou que a legislação brasileira proíbe o uso de conteúdo reciclado em embalagens que tenham contato direto com alimentos. "É preciso desenvolver tecnologias mais modernas para reciclar esses materiais, para que sejam usados em outros produtos fora do setor de alimentos, ou usados em embalagens secundárias e terciárias", disse Cristiani.

A executiva afirmou que a Nestlé vai reforçar os projetos de reciclagem no país em parceria com a associação sem fins lucrativos Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre), que reúne companhias de diversos setores. Sem citar números, Cristiani acrescentou que a Nestlé já atingiu nível zero de descarte de resíduos em todas as suas fábricas no país.