20/01/11 11h53

Multi abre aulas de português e matemática

Valor Econômico

O grupo Multi, dono das escolas de idiomas Wizard e Yázigi, entre outras, está investindo em uma nova área. Neste semestre, as escolas do grupo começam a oferecer cursos de português e matemática. "Acreditamos que, no primeiro ano de atividades, teremos 100 mil matrículas nesses novos cursos", disse Carlos Martins, fundador e presidente do Multi. "Temos em todo o grupo, 1 milhão de alunos e constatamos, por meio de uma pesquisa, que 20% desse total pode se interessar pelas aulas de português e matemática", observou Martins, que começou seu negócio há 23 anos com uma escola de inglês.

Segundo o executivo, a empresa estará focada neste ano em duas frentes. Uma delas são os novos cursos, cuja mensalidade vai variar de R$ 130 (US$ 76,5) a R$ 200 (US$ 117,7), conforme a região da escola. A ideia é atrair um público com idade entre oito e 16 anos. "Há uma deficiência muito grande em português e matemática, principalmente por parte dos alunos da rede pública. Essa deficiência vai se acumulando e reflete negativamente em disciplinas como física e química, por exemplo", disse.

O grupo também tem como meta adquirir uma empresa de sistema de ensino (apostilas) - segmento que em 2010 atraiu grandes grupos como Pearson e Abril Educação, que compraram os sistemas de ensino do SEB e Anglo, respectivamente. Os recursos para a compra do sistema de ensino virão do aporte de R$ 200 milhões (US$ 117,7 milhões) feito pelo Kinea, fundo de private equity do Itaú, que no ano passado adquiriu 20% do Multi. "Queremos diversificar nossa atuação. Por isso, buscamos uma rede que atenda ensinos fundamental e médio", disse Martins. A última aquisição foi o Yázigi, tradicional rede de idiomas vendida em novembro para o grupo Multi por R$ 100 milhões (US$ 58,8 milhões).

A expectativa de Martins é encerrar 2011 com um aumento de 25% na receita, que somou R$ 2,3 bilhões (US$ 1,3 bilhão) no ano passado. Esse crescimento será resultado de abertura de novas franquias, aquisições e a entrada no segmento de aulas de português e matemática. O grupo prevê a abertura de 350 novas franquias até dezembro. Hoje, a empresa tem 3,5 mil unidades de nove bandeiras de escolas de idiomas e cursos profissionalizantes. As atenções estão voltadas para as cidades com menos de 50 mil habitantes e a classe C.