02/08/07 11h00

MRS prevê transportar 20% mais neste semestre

Valor Econômico - 02/08/07

Novos contratos de cargas e aumento no transporte de minério de ferro e grãos devem incrementar as operações da MRS Logística em pelo menos 20% neste semestre, alcançando 70 milhões de toneladas, comparado ao volume obtido de janeiro a junho. Conforme Júlio Fontana Neto, presidente da concessionária de ferrovias, a Siderúrgica Nacional (CSN) está com um programa de exportações a partir do porto de Itaguaí que pode atingir 7 milhões de toneladas, iniciado em fevereiro. A Vale do Rio Doce também vem ampliando embarques nos portos de Sepetiba e Guaíba. Em grãos, a MRS vem ampliando o transporte de milho e açúcar, além de soja, para exportação do interior de São Paulo via porto de Santos. Essas cargas são captadas na região de Pederneiras, em terminais junto à Hidrovia do rio Tietê. No primeiro semestre, conforme balanço operacional e financeiro divulgado ontem pela empresa, foram transportadas 59 milhões de toneladas. Esse volume representou incremento de 11,4% em relação ao mesmo período de 2006. Na época, o desempenho foi afetado pelo acidente no alto-forno da CSN, que demandou menos minério de ferro oriundo de Casa de Pedra e carvão, que é 100% importado. O resultado da MRS apontou crescimento de 13% na receita bruta do segundo trimestre, que subiu para R$ 623 milhões (US$ 331,4 milhões), em relação a um ano atrás. O lucro líquido, de R$ 138,3 milhões (US$ 73,6 milhões), foi 21% maior. E o resultado operacional teve alta de 12%, alcançando R$ 252 milhões (US$ 134 milhões). De abril a junho, a empresa transportou 31,2 milhões de toneladas. De janeiro a junho, a empresa obteve receita líquida de R$ 1,017 bilhão (US$ 541 milhões), com alta de 15% sobre um ano atrás, e lucro líquido de R$ 259,8 milhões (US$ 138,2 milhões), 22% maior. Os números da concessionária, são positivos e crescentes desde 2003. A margem do resultado operacional (Lajida) no período foi de 47,5%.