23/05/16 14h30

Movimento no aeroporto de Rio Preto cresce pelo 4º mês

Diário da Região - São José do Rio Preto

O rio-pretense resolveu voltar a viajar de avião este ano. Mesmo com a crise ainda persistindo, o número de passageiros que passaram pelo aeroporto de Rio Preto cresceu mês a mês em 2016 na comparação com os mesmos períodos do ano passado. E abril manteve essa tendência. Passaram por aqui 56.342 passageiros, entre embarques e desembarques, o que representa um aumento de 2,76% em relação a abril de 2015.

No entanto, o número de embarques e desembarques em abril foi 2,2% menor que o registrado em março, quando passaram pelo aeroporto 57.611 passageiros. Os dados são divulgados mensalmente pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), responsável pela administração do aeroporto de Rio Preto e de outros 26 em todo o Estado.

No acumulado do ano, entre janeiro e abril, o número de passageiros chegou a 220.680, montante 3,43% superior ao registrado no primeiro quadrimestre de 2015, quando os embarques e desembarques somaram 213.363. No entanto, o resultado de 2016 ainda é 11,64% inferior ao de 2014 (249.755 passageiros) e 13,25% menor que o de 2012, quando o aeroporto de Rio Preto teve sua maior movimentação no primeiro quadrimestre (254.399).

Para o economista Edgar Sbrogio, o crescimento registrado em 2016 só pode ser explicado por duas situações. “O cenário econômico geral não apresentou nenhuma melhora na comparação com o ano passado, então, o que pode explicar, é uma redução no preço das passagens aéreas e as conexões importantes que Rio Preto possui com cidades do Mato Grosso do Sul, Brasília, etc. Essas áreas são importantes para o agronegócio e esse é um dos setores que menos sofreu com a crise. Além disso, temos muitos empresários do segmento na região que possuem propriedades nessas regiões.”

O desempenho de Rio Preto está indo na contramão de grande parte das cidades com aeroportos administrados pelo Daesp. Dos 26 sob o comando do órgão, 15 fecharam abril com queda na movimentação. Além disso, a movimentação total, somando todos os aeroportos, tanto no mês quanto no acumulado do ano ficou abaixo dos resultados de 2015.

Entre embarques e desembarques, passaram pelos 26 aeroportos 199.915 passageiros em abril, número 5,55% menor que o registrado no mesmo mês em 2015. Já no quadrimestre, a redução foi de 3,37%. Nesse ano, foram 784.644 passageiros, enquanto no mesmo período no ano passado esse número chegou a 911.995.

Voos extras

Para o feriado de Corpus Christi na semana que vem, a Azul Linhas Aéreas vai disponibilizar mais de 100 voos extras saindo e chegando de dezenas de destinos, incluindo Rio Preto. Aqui, os voos extras são entre Rio Preto e Cuiabá, ida e volta. No dia 25, há um voo de Cuiabá para Rio Preto com saída marcada para 13h30. Já o voo extra daqui para Cuiabá sai às 17h25. O outro voo extra está marcado para o dia 29.

De Cuiabá para Rio Preto, o horário de saída é 13h23, enquanto de Rio Preto para Cuiabá a partida está prevista para às 19h. “Estamos ampliando nossa oferta de voos para os destinos mais procurados pelos turistas nesse feriado prolongado de Corpus Christi. Com isso, conseguiremos atender a uma demanda maior de clientes, que têm à disposição mais horários e frequências de voo”, afirma Marcelo Bento, diretor de planejamento e alianças da Azul.