Movimentação de contêineres aumenta 22% no Brasil, diz Antaq
O porto de maior movimentação no semestre foi o de Santos
A TribunaA movimentação de cargas conteinerizadas foi recorde nos portos brasileiros no primeiro semestre deste ano, de acordo com dados do Painel Estatístico da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), divulgados nesta quarta-feira (7).
Os números atingiram 73,3 milhões de toneladas no período, um aumento de 22,72% em comparação com o primeiro semestre do ano passado. Desse total, segundo a autarquia, 49,3 milhões de toneladas foram movimentadas em longo curso, 23,2 milhões por cabotagem e 700 mil por navegação interior e apoio portuário. Nos primeiros seis meses de 2024, houve um crescimento de 30,22% na cabotagem de contêiner comparado a 2023, de acordo com a Antaq.
As cargas em contêineres acabaram puxando um aumento no setor aquaviário, que chegou a 4,28% neste primeiro semestre. Foram movimentadas 644,76 milhões de toneladas de cargas, segundo os dados do Estatístico Aquaviário da Agência. Os granéis sólidos e líquidos também apresentaram crescimento. Os três perfis de cargas (incluindo contêineres) apresentaram a maior movimentação da série histórica para o primeiro semestre do ano, desde 2010, segundo a Antaq.
“Esse crescimento da demanda só foi possível porque o setor, a infraestrutura portuária e as empresas de navegação ofereceram condições para essa capacidade que amparou esses números. São mais de 250 instalações portuárias que encaminham esses dados para que a Agência consolide”, afirma o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery.
Porto de Santos
O porto de maior movimentação no semestre foi o de Santos, com 68,6 milhões de toneladas, registrando aumento de 8,42% frente ao mesmo período de 2023, de acordo com a autarquia. A liderança nas cargas esteve nos contêineres (20,3 milhões de toneladas, em crescimento de 24,88%). Santos foi responsável por 10,6% de toda a movimentação do semestre.
Além de diretores da Antaq, a divulgação dos dados, em Brasília, contou com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a secretária-executiva da pasta, Mariana Pescatori, e o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini.