05/10/07 14h32

Motorola ultrapassa Nokia no País

Gazeta Mercantil - 05/10/2007

A Motorola recuperou em agosto da rival finlandesa Nokia a posição de primeira colocada em vendas no mercado brasileiro, depois de ter liderado do fim de 2004 a 2005, segundo acompanhamento do segmento de aparelhos celulares da Nielsen. As duas empresas disputam há anos com força a liderança do setor brasileiro, sem que nenhuma delas conseguisse se distanciar. A Nokia passou de 30,9% em julho para 29% em agosto, enquanto a Motorola subiu de 27,5% para 29,7% no mesmo período. O resultado foi uma vitória pessoal para o novo diretor geral de produtos móveis, Sergio Buniac, que assumiu o comando no Brasil há pouco mais de três meses. O resultado é em especial relevante por ser oposto ao que a Motorola passa no exterior. A empresa viu a Nokia se distanciar na liderança de vendas mundiais, enquanto não lançava nenhuma linha com a mesma força da Motorazr, que deu à empresa seus melhores resultados. Por fim, no segundo trimestre deste ano, teve um prejuízo operacional de US$ 38 milhões e perdeu a segunda posição para a Samsung. A Nokia vendeu no período 100 milhões de aparelhos, a sul-coreana Samsung, 37,4 milhões e a Motorola, 35,5 milhões. No mercado brasileiro, a Samsung ocupa uma posição muito defasada em relação ao mercado mundial. O diretor da empresa no Brasil, Oswaldo Mello, justifica este fato dizendo que o grau de maturação do mercado doméstico é muito diferente do europeu e asiático, e por isso a Samsung não vende tanto aqui. Mesmo assim, a Samsung tem crescido no País e sua fábrica de telefones celulares, em Campinas (SP), está ampliando sua produção para 6 milhões de unidades este ano. "Pretendemos chegar bem perto desse limite", disse o executivo. Logo após o Dia das Mães, a empresa reviu o índice de crescimento das vendas deste ano para 30%, o que leva a um total aproximado de 32 milhões de aparelhos. A Samsung investe também em pesquisa e desenvolvimento de softwares de customização de aparelhos em conjunto com operadoras celulares. Buniac credita o sucesso da Motorola no Brasil a uma série de iniciativas, em especial um investimento de ampliação de sua fábrica nacional, localizada em Jaguariúna (SP). A empresa não divulga o valor do investimento, nem de quanto foi o aumento de produção. Mas os bons resultados já trouxeram uma mudança representativa de expectativas para o fechamento de 2007. "Tínhamos expectativa de crescer 15% no País e agora estamos esperando entre 20% e 25%", afirma.