14/09/07 10h54

Montadoras mudam foco e investem no carro pequeno

Valor Econômico - 14/09/2007

O automóvel vai encolher nas próximas gerações. A soma da expansão dos mercados emergentes com a busca por carros menos nocivos à natureza e ainda a redução do espaço de circulação nos centros urbanos faz a indústria automobilística trabalhar mais intensamente na criação de modelos menores.  No maior salão do automóvel do mundo, aberto ao público ontem, em Frankfurt, os principais carros conceito dos maiores fabricantes do setor poderiam ser chamados de micro carros. O carro conceito é o modelo ainda não produzido em série que serve para o fabricante testar a reação do público. Hoje em dia esse tipo de veículo está chegando ao mercado rapidamente, às vezes um ou dois anos após ser apresentado num salão como esse. A Toyota apresenta em Frankfurt o chamado IQ Concept, um veículo de apenas 2,98 metros de comprimento. Trata-se de um automóvel apenas 28 centímetros maior que o ultra-compacto Smart, da Daimler, e 56 centímetros menor ainda do que o Fiat Cinquecento, umas das principais atrações desse salão. Segundo a consultoria Global Insight, o segmento de carros pequenos ultrapassou o de médios na Europa na última década, que até então liderava as vendas no continente, com 27% de participação no mercado. O carro pequeno em países como Europa equivale quase ao que o brasileiro chama de médio. Mas o que os fabricantes apresentam hoje como protótipos das próximas gerações medem menos do que os compactos do Brasil.