16/10/07 11h51

Montadoras definem projetos de expansão

Valor Economico- 16/10/2007

Sob reflexo do aquecimento de demanda iniciado no final de 2006 e ainda presente, as montadoras de caminhões anunciaram investimentos para ampliarem suas capacidades produtivas de, no mínimo, R$ 425 milhões até o término de 2010. Neste sentido, a montadora americana Ford divulga hoje seus planos para vender 23 mil caminhões no mercado interno em 2008, o que significará para a empresa uma participação de mercado de 21% ao final do período e o melhor ano desde 1980 na história da montadora. Até o momento, a fabricante com maior aposta no Brasil é a Iveco. Ontem, a empresa divulgou plano para investir R$ 375 milhões  (US$ 205 milhões) na América do Sul durante os próximos três anos. Destes, algo em torno de R$ 300 milhões (US$ 164 milhões) poderá ser destinado ao Brasil. Na seqüência, a Volkswagen confirmou a meta de aplicar mais R$ 100 milhões (US$ 55 milhões) no país no ano que vem e comunicará, conforme declarações de seus executivos, no início de 2008, novo plano de investimentos para sua unidade, localizada em Resende (RJ). Com menor produção e, consequentemente, participação de mercado, a Agrale deverá reforçar as aplicações com até R$ 25 milhões (US$ 13,7 milhões) no mesmo período. Além do aumento de participação no mercado nacional (atualmente em torno de 6%), outro objetivo da montadora é reduzir o prazo de entrega de seus caminhões, que em alguns casos chega a 16 meses. Ford, Mercedes-Benz, Scania e Volvo divulgam hoje suas projeções. No caso da Ford, é esperado um grande anúncio envolvendo o aumento de capacidade de produção da unidade de caminhões. Segundo Oswaldo Jardim, diretor de operações de caminhões para a América do Sul da montadora, nada no horizonte indica que não tenha demanda reprimida no ano que vem. "Apostamos num crescimento de 12% a 15% em 2008. É audacioso", ressalta.