24/06/08 15h17

Montadoras criam fábricas virtuais

O Estado de S. Paulo - 24/06/2008

A indústria automobilística se prepara para trabalhar com fábricas virtuais em todo o processo produtivo, do desenvolvimento do carro à linha de montagem. Até mesmo o cliente poderá "dirigir" o carro antes de ir à loja realizar a compra. Montadoras como Volkswagen, General Motors e Peugeot já trabalham na Europa com projetos de integração virtual de todo o processo de manufatura e engenharia. Vários deles estão sendo adotados no Brasil. O processo, além de agilizar o desenvolvimento de um veículo - cujo tempo de criação já foi reduzido, em média, de 48 para 30 meses -, também ajuda a evitar futuras falhas no processo produtivo e nos componentes. A simulação antecipará vários problemas que poderão ser corrigidos antes de o automóvel ir para a linha de montagem. O Brasil está entre os países onde a média de defeitos na cadeia produtiva é mais elevada, se comparada com vários mercados, principalmente os Estados Unidos. De acordo com Klauss Müller, gerente da Dassault, especializada no desenvolvimento de sistemas de engenharia, no futuro o número de testes realizados pelas montadoras com os carros antes do lançamento será reduzido, pois boa parte já terá sido feita no simulador. A Peugeot tem na França um laboratório onde é possível "entrar" no veículo virtualmente. A pessoa senta em uma cadeira, coloca óculos especiais e simula estar ao volante. A Volkswagen implantou no ano passado o que chama de fábrica virtual, um programa que simula parte do processo produtivo, como a preparação da chapa de aço que se transformará em uma porta ou pára-choque. Para o desenvolvimento do novo Gol, que será lançado na próxima semana, 39 ferramentais utilizados na produção na fábrica de São Bernardo do Campo foram testados de forma virtual, informa Marco Antonio Teixeira, diretor de manufatura da empresa. No mês passado, a Volkswagen inaugurou um centro virtual de desenvolvimento, também no ABC paulista, que permite verificar todos os detalhes do carro em três dimensões, incluindo a parte interna. A GM também inaugurou, há dois anos, um centro de realidade virtual na fábrica de São Caetano do Sul (SP).