Momento econômico oferece vantagem para investir em franquias, dizem especialistas
Evento realizado na sede da ACISBEC mostrou vantagens da modalidade
ABC do ABCO Café com Franquias realizado na ACISBEC (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo) na manhã desta quinta-feira (25), debateu os diversos aspectos do setor de franquias e deixou importante mensagem para quem pretende fazer investimento em um negócio. ‘O momento é propício para o setor em função do momento econômico, que dá sinais de recuperação. Não à toa está em franco crescimento, pois essa modalidade não viu a crise’, concordaram os palestrantes durante o evento.
Realizada pela ACISBEC, a ação está em sua quinta edição e procura orientar associados e empreendedores. “O Café com Franquias nasceu da grande demanda na Associação de interessados em investir em um novo negócio. Por isso, procuramos atender essa necessidade trazendo empresas e profissionais que possam esclarecer sobre o tema e assim ajudar a economia da cidade, já que se trata de um segmento com menor risco de investimento e com grande potencial de gerar emprego”, disse Valter Moura Júnior, vice-presidente da ACISBEC.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo da Prefeitura de São Bernardo do Campo, Hiroyki Minami, esteve presente ao evento e disse que é um grande incentivador da atividade. “Essa iniciativa da ACISBEC vem de encontro com a política de trabalho e renda de São Bernardo porque nossa preocupação é diminuir o desemprego. Essa modalidade movimenta o comércio e gira a economia”, acrescentou.
Com o tema Franchising Aspectos Positivos e Negativos, a programação abordou temas sobre investimentos e riscos, como transformar uma marca em franquia e a importância da tecnologia para o setor.
Para mostrar que se trata de um mercado que oferece mais segurança, está em plena expansão, consolidado e com baixo risco de investimentos, especialistas divulgaram números do setor: atualmente existem quase três mil redes no Brasil com um faturamento de R$ 174 bilhões e crescimento de 7,1% (em 2018), conforme dados da ABF (a associação nacional do setor).
“O Grande ABC é um mercado com grande potencial, já que aqui há muitos empreendedores, em geral ex-funcionários das montadoras, ainda jovens e que querem continuar a trabalhar”, disse Ailton Siqueira, sócio proprietário da Troow Gestão e Franchising.
O executivo falou sobre as vantagens de transformar uma marca em rede de franquias. “Você faz um investimento no seu negócio usando capital de terceiros. Para que isso ocorra é necessário ter um projeto, análise, planejamento estratégico e de expansão, além de manuais e programa de treinamento. Isso se chama estudo de franqueabilidade”, explicou. De acordo com Siqueira, no mundo dos negócios próprios, a chance de não dar certo é de 25% nos dois primeiros anos da atividade. “Com uma franquia, esse índice cai para 3%”, afirmou.
Felipe Naresi, diretor de expansão da SMZTO, holding de franquias multisetoriais, disse que o modelo de negócio é viável porque oferece know how, expertise e anos de operação. “Dependendo do segmento, temos negócios com alta de 50% no faturamento”, completou. Os que mais tiveram crescimento em variedade de unidades foram as áreas de alimentação, entretenimento, beleza, saúde e bem-estar. Segundo o executivo, o perfil ideal para ter uma franquia é se identificar, ter capacidade de investimento e principalmente dedicação ao negócio.
Já o campo da tecnologia é fundamental para o sucesso da operação em qualquer área. “Os processos tecnológicos devem servir para ajudar o empresário e não tornar mais difícil. É indicado usar e abusar de aplicativos, quando possível ter o próprio. Também otimizar processos, fazer armazenamento de dados na nuvem, enfim o que for viável para o negócio”, disse Diego Almeida, responsável pela área de Expansão da Moura Informática.
A gerente geral da agência do Sicredi, recentemente instalada na Rua Marechal Deodoro, Daniele Pedreiro, adiantou que a cooperativa de crédito oferece vantagens financeiras para o setor. “Recursos menores em até 30% em relação aos oferecidos pelo mercado convencional. E ainda temos um diferencial, um plano de estudo e educação financeira para o empreendedor”, afirmou.