09/01/12 14h51

Mogi espera R$ 300 milhões em investimentos no setor industrial

MOGINEWS

Projetos mais avançados são do supermercado Assaí Atacadista e da fábrica de ar-condicionado Daikin

Os investimentos gerados pelas novas indústrias que se instalaram em Mogi das Cruzes somados ao volume de recurso aplicado na ampliação de empresas já existentes na cidade movimentaram cerca de R$ 150 milhões em 2011. Para 2012, a expectativa é ainda maior, de R$ 300 milhões.

Segundo balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, ao menos 10 grandes companhias se instalaram no município ao longo de 2011. A maior parte delas no distrito do Taboão. César de Souza foi outra região que ganhou a preferência dos empresários. Cada uma, em média, gerou 250 postos de trabalho. Além das novas unidades fabris, o destaque no ramo industrial ficou por conta dos projetos de ampliação de empresas em funcionamento.

Um exemplo foi a GM, que apresentou um plano de investir R$ 80 milhões em Mogi e, com isso, aumentar o número de funcionários. A Fame seguiu o mesmo caminho e contratou 200 novos trabalhadores. No balanço geral de todos os setores empregatícios, como comércio, indústria e prestação de serviço, Mogi chegará aos cinco mil empregos criados.
As projeções para 2012 são ainda mais otimistas, segundo a Secretaria de Desenvolvimento. A expectativa é de que 10 novas empresas finalizem o processo de instalação e, consequentemente, passem a operar neste ano no município. Juntas, elas devem investir algo em torno de R$ 300 milhões e gerar quase cinco mil empregos.

Os projetos mais avançados são do supermercado Assaí Atacadista, que deve iniciar as atividades em janeiro, e a fábrica de sistemas de ar-condicionado Daikin, que teve a questão do zoneamento da Vila Moraes equacionada e já pode iniciar o processo de edificação do prédio no terreno adquirido neste ano e que custou R$ 22 milhões, de acordo com dados da própria Prefeitura.

As construções do hotel Íbis e da Metalúrgica Almeida, que já teve o projeto aprovado pela administração municipal, também deverão ser concretizadas neste ano. Existe a possibilidade de o Wal-Mart instalar uma loja na cidade. Diretores da rede varejista sondaram a compra do terreno no Caputera onde já funcionou o Centro de Treinamento do União. Quem igualmente tem pretensões naquela área é o Carrefour. Já o funcionamento do Makro, que parecia estar com o processo adiantado e chegou a anunciar publicamente a construção de uma unidade nas proximidades do Mogi Shopping, é uma incógnita.

Quem deverá ampliar a rede de atendimento em 2012 é o próprio Mogi Shopping. Trinta novas lojas, entre elas a Renner, passarão a ter unidades no centro de compras. As três torres da Helbor também geram uma enorme expectativa. Por fim, a Prefeitura também apresentou o município aos diretores da BMW no Brasil e mostrou o potencial de Mogi como candidata a receber uma fábrica da montadora.