28/07/20 14h57

Mogi celebra Dia do Agricultor com ações de apoio à produtores locais

O Diário de Mogi

A agricultura responde por cerca de 10% do PIB de Mogi das Cruzes e mais de 10 mil empregos diretores e indiretos, dados a serem lembrados nesta terça-feira (28), Dia do Agricultor. De acordo com a Prefeitura, a cidade possui 26 mil hectares de produção agropecuária e um total de dois mil produtores individuais. Os números são a base do programa Mogi é Agro, desenvolvido para atenuar as dificuldades do setor como as enfrentadas desde o início da pandemia no Brasil, em fevereiro.

O prefeito Marcus Melo (PSDB) destaca a importância da agricultura para a cidade que ainda possui o antigo título de Cinturão Verde. “É um segmento fundamental de nossa economia e temos trabalhado para fomentar o desenvolvimento do setor por meio do Mogi é Agro. Na pandemia, criamos alternativas como a plataforma Agrigu para a venda de produtos agrícolas online”.

Segundo ele, há um constante diálogo com os agricultores e o Governo do Estado para “superarmos as dificuldades pelas quais passa o setor neste período”.

A Secretaria de Agricultura coordena iniciativas voltadas à infraestrutura, divulgação do potencial do agronegócio mogiano, capacitação de profissionais e estímulo a boas práticas.

A pasta divulga dois projetos pilotos em andamento. Um deles, o Iluminando os Caminhos Rurais consiste na instalação de cinco luminárias fotovoltaicas em Sabaúna para verificação e monitoramento da qualidade deste tipo de recurso para a iluminação rural. A iniciativa poderá atender locais que não contam com rede secundária de distribuição de energia.

Já o Mogi Mais Água, em parceria com o Instituto Trata Brasil, de forma experimental, promete instalar dez sistemas de tratamento de esgoto isolado, sendo cinco aeróbicos e cinco anaeróbicos. Com a análise dos resultados será verificada a expansão do projeto.

Já por conta dos impactos da pandemia, o destaque foi a parceria com o Polo Digital e a startup Agrigu, que desenvolveu a plataforma Agrigu – Mogi é Agro para o comércio online de diversos produtos agrícolas.

A pasta fez ponte entre o governo estadual e o setor de flores na obtenção da autorização para o funcionamento de floriculturas, garden centers e mercados de flores no início de maio. Foi quase um mês de discussão sobre o assunto com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado e com o Ibraflor (Instituto Brasileiro de Floricultura), de Holambra.

O projeto Quitanda Social, uma parceria com a Secretaria de Assistência Social e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, possibilitou a doação de kits com produtos da agricultura familiar a pessoas em situação de vulnerabilidade a partir de um recurso de R$ 1 milhão proveniente da Fundação Banco do Brasil.