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Moda ganha um novo desenho com os fundos

Valor Econômico - 04/01/2008

O mercado de moda no Brasil, caracterizado pela forte presença de grifes administradas pelos próprios estilistas, está ganhando um novo desenho com a recente chegada de fundos de investimentos e grandes grupos promovendo aquisições e fusões de grifes, num processo semelhante ao ocorrido na Europa onde há corporações como LVMH e PPR. O comando pessoal dá lugar a gestão profissional, custos reduzidos e a busca por margens de lucro ainda maiores.  Esse novo cenário abre espaço para consultorias, especializadas em reestruturar empresas, moldarem novos negócios. É o caso da Galeazzi.. A idéia da Galeazzi é apresentar um pacote pronto, com uma fábrica e financeira próprias, a investidores que estão pesquisando o mercado de moda. Ter uma única fábrica produzindo para diversas marcas ou, ainda, transferir a produção nacional para terras mais baratas, como a China, é uma parte importante desse novo tipo de empresa que começa a crescer nesse mercado. A mais recente operação envolvendo aquisição de grifes foi fechada pelo grupo HLDC Investimentos, dos empresários brasileiros Conrado Will e Enzo Monzani. Eles compraram as duas marcas do estilista Alexandre Herchcovitch, a Fause Haten, a Clube Chocolate e a Cúmplice. E a idéia é, justamente, levar toda a produção para fora do Brasil, para reduzir custos. Com esta operação, o HLCD que em 2006 já havia adquirido a Zoomp e a Zapping, do estilista Renato Kherlakian, criou um grupo de gestão de marcas batizado de Identidade de Moda (I'M). O grupo HLCD também tem em seu portfólio a BenQ Mobile, fabricante de telefones celulares, adquirida em 2005 quando também enfrentava uma crise financeira. Para completar a carteira, Mello diz que o grupo I'M está analisando marcas de acessórios e de moda casual.No ano passado, várias grifes foram sondadas por fundos de investimentos ou grupos empresariais. Entre elas estão Osklen, Richard's, Farm, o grupo Valdac (que possui as marcas Siberian e Crawford) e a Brooksfield. Outras marcas também são estudadas como a Espaço Fashion, Fórum e até o Grupo Menegotti, dono da Colcci, da Sommer e da Carmelitas.