05/07/16 14h47

Missão da Investe São Paulo na Colômbia e Peru gera mais de R$ 120 milhões em negócios para empresas paulistas

A iniciativa, que foi realizada em parceria com a Apex-Brasil, levou mais de 40 empresários paulistas para ações de promoção comercial e pesquisa de mercado nos países andinos

Investe São Paulo
Download Dieter Castañeda

“Os resultados mostram a viabilidade do mercado da América do Sul para as empresas paulistas" , apontou o presidente da Investe SP

A primeira missão comercial realizada pelo Estado de São Paulo com pequenas e médias empresas paulistas encontrou grande receptividade dos mercados colombiano e peruano. De 13 a 17 de junho, em uma semana repleta de rodadas de negócios, os mais de 40 empresários do Estado participaram de quase 400 reuniões com perspectiva de gerar mais de R$ 120 milhões de negócios nos próximos meses.

A iniciativa é da Investe São Paulo e foi realizada por meio de convênio com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Apex-Brasil, dentro do Programa Paulista de Apoio às Exportações, o SP Export. A programação envolveu, nas cidades de Bogotá e Lima, um dia de rodadas de negócios com potenciais compradores organizados pela Investe SP e um dia de visitas técnicas e de relacionamento com empresas já contatadas no dia anterior e entidades setoriais.

“Os resultados mostram a viabilidade do mercado da América do Sul para as empresas paulistas e também o acerto do esforço de exportação para vencer a crise, como nos orientaram o governador Geraldo Alckmin e o vice Márcio França”, observou o presidente da Investe São Paulo, Juan Quirós.

Foram selecionadas para a missão empresas de pequeno e médio porte cujo escopo de produto ou serviço fosse mais adequado às características dos mercados colombiano e peruano. Além da intermediação do contato com compradores e possíveis parceiros nos dois países, a Investe SP ofereceu aos empresários paulistas um treinamento prévio e durante a missão sobre como calcular a margem de preço de produtos em prateleiras, preparar documentos, desenvolver site e catálogo em inglês e espanhol, analisar e adequar embalagens para atender o mercado consumidor local e avaliar disposição dos produtos em gôndolas, produtos concorrentes, fluxo de pessoas em uma loja de departamento, campanhas, promoções e rede logística. Além disso, receberam instruções sobre como estudar o perfil dos compradores, preço, qualidade e disponibilidade dos produtos concorrentes e a percepção dos produtos brasileiros, especialmente os do Estado de São Paulo, nos centros comerciais desses países.


Colômbia

Em Bogotá, capital da Colômbia, a missão ocorreu nos dias 13 e 14 de junho. No primeiro dia, foram realizadas as rodadas de negócios entre empresários paulistas e colombianos. Ao todo 120 compradores colombianos participaram de 200 reuniões com as companhias paulistas. Segundo os empresários paulistas, as negociações devem render R$ 67,6 milhões nos próximos meses.

Já no segundo dia, os empresários paulistas tiveram uma agenda repleta de visitas técnicas a centros comerciais da cidade de Bogotá. O objetivo foi observar in loco os hábitos de consumo dos colombianos e identificar oportunidades de negócios. Parte das empresas também esteve presente na sede da Asociación Nacional de Empresarios de Colombia (Andi), onde puderam conhecer as principais tendências de crescimento setorial para os próximos meses e como isso se reverte em negócios, propiciando o aumento das exportações do Estado de São Paulo.

Todas as visitas técnicas foram acompanhadas pela equipe da Investe São Paulo.


Peru

Nos dias 16 e 17 de junho, a missão comercial esteve na cidade de Lima, capital do Peru. No primeiro dia, também ocorreram rodadas de negócios. Foram 192 reuniões entre empresas peruanas e paulistas, que, segundo os empresários do Estado de São Paulo, devem render R$ 55,7 milhões nos próximos meses.

A programação também incluiu, no segundo dia, visitas técnicas a associações comerciais e redes de varejo da cidade acompanhadas pela equipe da Investe São Paulo.


Sobre o SP Export

Coordenado pela Investe São Paulo e criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Inovação, o Programa Paulista de Paulista de Apoio às Exportações – SP Export – tem o objetivo de aumentar o volume de exportações de São Paulo, incentivar a cultura exportadora no meio empresarial paulista e ajudar as empresas do Estado a encontrar mercados estrangeiros para seus produtos e serviços.

O SP Export é realizado por meio de parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), parte integra o Plano Nacional de Cultura Exportadora (PNCE), conforme convênio assinado no final de 2015.

Estão incluídos no programa missões de empresas brasileiras para prospecção de mercados internacionais, apoio à vinda de potenciais compradores e exportadores estrangeiros e seminários de capacitação, além de atendimento gratuito por meio do Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex), da Apex-Brasil, e do Poupatempo do Exportador, iniciativa itinerante que leva serviços informações de diversas instituições distintas às principais regiões metropolitanas do Estado.