Missão comercial leva pequenas empresas para Paraguai e Bolívia
Pequenas Empresas Grandes NegóciosAção será a primeira com empresas do programa de capacitação para exportar realizado pela Apex-Brasil em parceria com instituições de ensino.
Hoje, menos de 1% das exportações brasileiras são feitas por negócios de pequeno porte. Para facilitar o acesso ao mercado externo, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) organizou uma missão comercial com foco em micro, pequenas e médias empresas. Os países escolhidos foram Paraguai e Bolívia.
As participantes passaram pelo Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX), programa de capacitação da agência. Além disso, elas têm pouca ou nenhuma experiência com exportação, catálogo e site em espanhol e produtos com demanda local.
O foco da missão são os setores de máquinas e equipamentos, alimentos e bebidas, casa e construção, e higiene e cosméticos. Os empreendedores terão dois dias em Assunção, no Paraguai, e mais dois em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, para realizar rodadas de negócios, fazer visitas técnicas a centros comerciais e fábricas e entender melhor o ambiente de negócios local. Os empresários fizeram aulas online, mentoria e uma reunião preparatória, para aproveitar melhor viagem.
A escolha dos países foi baseada em estudos de inteligência da Apex-Brasil. Paraguai e Bolívia são considerados importantes parceiros comerciais do Brasil e fazem parte do Plano Nacional de Exportação.