Missão auxilia empresas que buscam expansão nos EUA
Apex-BrasilA Apex-Brasil levou uma delegação de 13 empresas brasileiras do setor de alimentos e bebidas para uma missão de internacionalização nas cidades de Miami e Houston (EUA), entre os dias 16 e 19 de maio. Os empresários participantes apontaram que a iniciativa contribuiu para a compreensão das possibilidades de expansão no mercado americano.
Durante a viagem, os executivos assistiram a palestras sobre pontos importantes no mercado americano, como contratação de funcionários, regulação de alimentos e bebidas, questões de logísticas e regras tributárias, entre outros assuntos determinantes para uma empresa se estabelecer nos EUA.
Aline Cruz, diretora da Enova Foods, elogia a programação: “essa experiência foi importante para tomarmos conhecimento da parte de logística e de branding. As informações a que tivemos acesso nas palestras vão nos ajudar a montar nossa estratégia com mais segurança para levarmos nossos produtos para o mercado americano”, diz.
Para Bruno Ferraz, diretor da Ecofresh, uma empresa especializada em alimentos funcionais e naturais, o mais importante da missão foi poder entender as diferentes formas de distribuição e a especialidade de cada ponto de venda em Houston e Miami. “É uma rede complexa de distribuição. Para você atingir aquela capilaridade, chegar ao cliente final, os caminhos são diferentes. Para produtos especializados como o nosso, com alto padrão de exigência, ficou claro quais são as redes mais propensas a trabalhar com o nosso produto”, explica Bruno.
Fernanda Castro, da Mococa, que já traçava planos para fincar presença nos Estados Unidos, disse que a ação promovida pela Apex-Brasil catalisou sua decisão. “A missão vai nos dar mais segurança e a chance de planejarmos nossa estratégia com maior riqueza de detalhes e, assim, aumentar nossa probabilidade de sucesso”.
Fernanda acha que o programa desenvolvido pela Apex-Brasil é uma oportunidade para empresas com diversos níveis de internacionalização. “Eu indicaria iniciativas como essa que a Apex-Brasil desenvolveu tanto para quem exporta para os EUA, quanto para aquelas que já estão com estrutura montadas nos EUA. Muitas vezes, essas empresas não têm o nível de informação que tivemos acesso nesta semana de trabalho”.
A missão nos Estados Unidos foi a terceira etapa do programa de internacionalização lançado neste ano para empesas brasileiras de alimentos e bebidas, com foco no mercado americano. Na quarta etapa, as empresas contarão com apoio da Apex-Brasil para ajudá-las em seu processo de formulação da estratégia de internacionalização e implantação de operação nos EUA por meio de atendimento customizado.