15/01/13 14h17

Missão ao Japão: Grupo Banco de Tokyo-Mitsubishi UFJ e Investe SP realizam seminários para atrair investimentos

Principal público-alvo dos eventos são empresários japoneses das cidades de Tóquio, Nagoya e Osaka; é a primeira missão ao País realizada em conjunto pelas duas instituições após assinatura do protocolo de cooperação

De 15 a 17 de janeiro de 2013, a Investe São Paulo, junto com a instituição financeira japonesa – The Bank of Tokyo-Mitsubishi UFJ – e sua unidade no Brasil, realizarão a primeira missão conjunta ao Japão. Estão previstos três seminários para cerca de 900 empresários japoneses nas cidades de Tóquio, Nagoya e Osaka, além de visitas a potenciais investidores.

“Vamos apresentar os diferenciais do Estado de São Paulo e as oportunidades de negócios, tais como as parcerias público-privadas, além de colocar os serviços da Investe SP à disposição dos empresários japoneses”, explicou o presidente da Investe SP, Luciano Almeida, que participará dos seminários nas três cidades.

“A situação com o mercado interno no Japão está obrigando suas companhias a procurarem oportunidades de negócios no exterior, notadamente em países que apresentam um crescimento na sua economia”, analisa o diretor presidente do Banco de Tokyo-Mitsubishi UFJ Brasil, Toshifumi Murata.

A instituição financeira japonesa está organizando os seminários, que serão realizados em Tóquio, Nagoya e Osaka, em parceria com o grupo de comunicação Toyo Keizai, líder na área de informações sobre negócios.

Cooperação
A missão ao Japão é fruto do protocolo de cooperação assinado pelo Grupo Banco de Tokyo-Mitsubishi UFJ e pela Investe SP em outubro do ano passado. O objetivo das instituições, com a parceria, é estimular a atração de investimentos de empresas japonesas ao Estado de São Paulo e também auxiliar os empresários brasileiros que desejam investir no Japão.

Além disso, também no final do ano passado, a Investe SP celebrou um convênio com a Jetro, Agência Japonesa de Comércio Exterior, e enviou um colaborador ao Japão, que permaneceu por dois meses trabalhando dentro da instituição em Tóquio. O acordo teve como objetivo promover a troca de experiências, técnicas, cultura e boas práticas entre as agências.