10/11/15 14h51

Missão América Latina e Caribe negocia US$ 224 mi

38 empresas participaram de rodadas de negócios no Panamá e Republica Dominicana, com negócios estimados em US$ 75,2 milhões

Apex-Brasil

A Missão Empresarial à América Latina e Caribe, organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), terminou neste sábado, 7 de novembro, com o encerramento da Feira Internacional de Havana (FIHAV), em Cuba. A missão teve início em 26 de outubro, com rodadas de negócios na Cidade do Panamá, e em Santo Domingo e Santiago de los Caballeros, na República Dominicana. As 38 empresas participantes fizeram 405 contatos, que resultaram em uma estimativa de US$ 75,2 milhões em negócios imediatos e para os próximos 12 meses.

De 2 a 7 de novembro, um grupo de 45 empresas compôs o Pavilhão do Brasil na Feira Internacional de Havana (FIHAV), onde realizaram 727 reuniões de negócios e estimaram US$ 149 milhões entre negócios imediatos e a serem concretizados nos próximos 12 meses. Foram negociados produtos dos setores de Casa e Construção; Alimentos e Bebidas; Higiene e Cosméticos; Máquinas e Equipamentos. O resultado é 24% maior que o do ano passado.

Na cerimônia do Dia do Brasil, o presidente da Apex-Brasil, David Barioni Neto, ressaltou a importância do mercado cubano para os exportadores brasileiros. “Cuba é um dos 32 mercados prioritários do Plano Nacional de Exportações e o primeiro destino das exportações brasileiras nessa região. Apoiamos 140 empresas que exportam para cá e somente aqui na FIHAV temos 45 negociando produtos com os compradores cubanos e ampliando o intercâmbio comercial com o pais”, afirmou o presidente.

Participaram da cerimônia o embaixador do Brasil em Cuba, Cesário Melantonio, o secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Marcelo Maia, e o Ministro de Comércio Exterior e Investimentos de Cuba, Rodrigo Malmierca. O Pavilhão do Brasil recebeu também duas missões prospectivas, organizadas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI/RedeCIN/FIESP) e pela Federação de Comércio de Pernambuco, totalizando 105 empresas brasileiras presentes na FIHAV 2015.

Negócios

Entre os negócios realizados durante a feira está o contrato fechado pela Corona, no valor de US$ 1 milhão, para fornecimento de dez containers de duchas elétricas e torneiras ainda este ano. A empresa esteve ausente do mercado cubano e desde o ano passado retomou as negociações. “Este é nosso segundo contrato e já temos 50% do mercado, com intenção de ampliar em 2016, vendendo para outras empresas locais”, disse a coordenadora de exportação Neia Rocha.

Já a Mococa participou pela primeira vez do Pavilhão do Brasil na FIHAV e apresentou aos compradores o leite condensado com gordura vegetal e o leite UHT com validade de 12 meses que está sendo lançado no mercado internacional pela empresa. “Fizemos três bons contatos e estamos confiantes em fechar contratos nos próximos meses, que podem chegar a mil toneladas somente no caso do leite condensado”, disse a gerente de Comércio Exterior, Fernanda Castro. A empresa também esteve nas rodadas de negócios na República Dominicana e fez bons contatos com compradores locais.

A Nazca Cosméticos participa regularmente da feira e tem produtos já bastante conhecidos dos cabelereiros cubanos. Este ano renovou as embalagens dos produtos para ampliar presença no mercado e fez três novos contatos na FIHAV que podem render contratos de até US$ 2 milhões nos próximos meses. “Já vendemos para algumas redes de lojas e agora estamos negociando com os salões da rede hoteleira e com lojas do centro de Havana, visando também o público final”, informou a analista de Comércio Exterior da empresa, Nathalia Sanches.