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Microsoft planeja passar dos US$ 700 milhões no país

Folha de S. Paulo - 07/10/2007

A Microsoft pisou no acelerador das vendas. Até 2010, a empresa de Bill Gates quer passar a marca dos US$ 700 milhões em faturamento no Brasil. Hoje as receitas são de cerca de US$ 530 milhões, metade do resultado da América Latina, segundo a Folha apurou. Para atingir essa meta, já está em curso uma estratégia de expansão a que a reportagem teve acesso com exclusividade. Um novo escritório será aberto em Ribeirão Preto (SP) -agora são oito no total- e 24 funcionários foram contratados para atuar diretamente em 17 cidades, dez a mais que em 2006. Esse time dará suporte às empresas-parceiras, que devem passar de 15 mil para 18 mil em três anos. Elas fazem as vendas de softwares e serviços em nome da Microsoft. O Nordeste é um dos focos. O escritório de Recife mandará funcionários para atender Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Belém (PA). No Sul, Florianópolis (SC) e Maringá (PR) também terão funcionários da Microsoft. No Centro-Oeste, Goiânia foi contemplada. No Sudeste, o escritório de Ribeirão Preto (SP) cuidará de Campinas, Jundiaí e São José do Rio Preto. O crescimento da internet levou a Microsoft a potencializar as metas de venda de softwares por um modelo conhecido como Saas (Software como Serviço). Pelo sistema tradicional, o cliente compra um software e paga uma licença fixa com direito a atualizações. Pelo Saas, ele aluga o software e, em lugar de instalá-lo, passa a acessá-lo pela internet em um servidor de empresas-parceiras da Microsoft. Outra novidade: clientes VIPs contarão com serviços extras de consultoria, um segmento cuja receita deverá saltar de US$ 23 milhões, em 2007, para US$ 50 milhões, em 2010 -um aumento de 117%. Para aproveitar a explosão do comércio de computadores nas redes varejistas, onde 75% dos computadores chegam das fábricas com software da Microsoft pré-instalado, novas parcerias serão fechadas com cadeias do Sul e do Nordeste. Apertar o cerco contra a pirataria também faz parte do plano.