04/05/07 14h47

Michelin investe em nova área

Valor Econômico - 04/05/2007

A francesa Michelin tem planos de ampliar, até o fim de 2008, a participação da empresa, no Brasil, no segmento de pneus de carga especial. Para atingir sua meta, a companhia lançou este mês linha de pneus agrícolas de uso misto, para diferentes tipos de terreno. A estratégia comercial dos novos pneus focou-se, em um primeiro momento, no transporte de cana-de-açúcar e seus derivados. Mas o objetivo seguinte é atender também carga viva, minério de ferro, madeira e cimento. Nour Bouhassoun, diretor comercial de pneus de carga da Michelin para América do Sul e Caribe, diz que a meta é fazer com que a nova gama de pneus alcance 40% de participação de mercado em dois anos. Hoje esta parcela é inferior a 30%. Ele afirmou que a nova linha, chamada de X Force, está sendo lançada primeiro no Brasil para depois ser apresentada a outros mercados. A escolha se justifica pelo tamanho do mercado brasileiro. O segmento de reposição para pneus de carga no Brasil é estimado em 4,3 milhões de unidades por ano. Deste total, cerca de 13% (ou quase 560 mil pneus por ano) correspondem aos pneus de carga especial, segmento no qual o X Force entra para concorrer. "O Brasil é o terceiro maior mercado mundial para pneus de carga atrás da China e dos Estados Unidos", diz Bouhassoun. A estratégia da Michelin também se apóia na expansão da lavoura canavieira no país e no desenvolvimento da tecnologia dos carros flex fuel, que aumentam a demanda por álcool combustível. A nova linha de pneus, para uso em caminhões e ônibus, permite alternar a rodagem entre rodovias asfaltadas e estradas de terra, com buracos e pedras.