26/03/10 11h43

Mesmo sem o IPI, venda de bens duráveis se manterá alta

DCI

As expectativas de varejistas como o Grupo Pão de Açúcar, a Cybelar e a rede de concessionárias Brasilwagen, além de pesquisas de intenção de compra dos consumidores nos próximos meses, mostram que bens duráveis, como automóveis e eletrodomésticos, devem continuar a ter grande saída apesar do fim da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que impulsionou as vendas em alguns setores no ano passado.

Redes de eletrodomésticos e eletrônicos, como a Cybelar, sediada no interior paulista, esperam vender cerca de 10% a mais que no ano passado, contando com o Dia das Mães e com a Copa do Mundo, o que também ajudará a fazer com que o varejo não sinta falta do benefício. Em algumas categorias as vendas podem chegar a 25% de crescimento. "As vendas de linha branca e móveis ainda estão aquecidas por causa do IPI e com a proximidade de datas como o Dia das Mães e a Copa o consumidor vai aproveitar o ritmo para comprar", afirma Ubirajara Pasquoto, presidente da rede.

Para Hugo Bethlem, vice-presidente do Grupo Pão de Açúcar, vários fatores irão contribuir para um bom ano para a companhia e alteraram a agenda do varejo: "Este ano já teve várias diferenças positivas. O carnaval foi cedo, com muito calor, o que foi excepcional; a Páscoa é cedo, que será muito boa, como os resultados até agora indicam, sendo que no setor de não-alimentos, há Dia das Mães e Copa", comentou ele. Com um bom primeiro semestre, a rede também seguirá o ritmo na segunda metade do ano: "No segundo semestre temos os aniversários das bandeiras [da rede] e as eleições, o que é positivo e gera um ciclo virtuoso até chegar o Natal", diz.