09/06/08 14h02

Mesmo com pouca ajuda do PAC, investimento puxa PIB no trimestre

Valor Econômico - 09/06/2008

O aumento do investimento será, mais uma vez, a boa notícia do Produto Interno Bruto (PIB), cujos dados do primeiro trimestre de 2008 serão divulgados amanhã pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2007, o investimento (medido pela Formação Bruta de Capital Fixo - FBCF) cresceu 13,4% e as previsões para os 12 meses encerrados em março indicam que essa taxa chegou perto de 15%. Ajudado por este e outros componentes da demanda, também o PIB vai crescer um pouco mais. Depois da alta de 5,4% em 2007, o produto interno deve apontar alta entre 5,7% e 6% no período de 12 meses até março. Na divulgação do 4º balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o governo defendeu a idéia de que há uma contribuição relevante do PAC no crescimento da demanda por máquinas e equipamentos e na construção civil. O documento da Casa Civil sustenta que "após o início do PAC os investimentos realizados em construção tiveram novo impulso". Para os analistas, contudo, a demanda interna ainda é o principal motor da expansão.