08/06/15 16h53

Mesmo com crise Sorocaba abre 500 empresas por mês

Aproximadamente metade desse volume é gerado por empreendedores individuais

Cruzeiro do Sul

O cenário nebuloso pelo qual passa a economia brasileira não desestimula os sorocabanos que planejam abrir um negócio próprio. Em média são abertas cerca de quinhentas novas micros e pequenas empresas a cada trinta dias. Aproximadamente metade desse volume é gerado por empreendedores individuais, com faturamento até R$ 60 mil por ano.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Geraldo Almeida, destaca que Sorocaba não é uma ilha imune à crise, mas que trabalha para superar as adversidades e construir um futuro diferente, oferecendo capacitação e orientação aos empreendedores para formalizarem suas atividades e assim criarem novas oportunidades de negócio.

Estatística do Espaço Empreendedor da Prefeitura mostra que a dificuldade de colocação no mercado de trabalho, aliado ao desejo de trabalhar por conta própria, faz com que um grande número de sorocabanos decida por abrir seu próprio negócio. Na prática são pequenos empreendimentos que não exigem grandes investimentos e que permitem manter uma renda de sobrevivência aos proprietários.

As micros e pequenas empresas desempenham papel fundamental para a economia não apenas de Sorocaba, mas de todo o Brasil. Nos últimos anos, de acordo com estudo feito por Sebrae e Fundação Getúlio Vargas, as MPEs foram responsáveis por mais de 80% dos empregos gerados no país.

Outro indicador positivo de Sorocaba diz respeito a mortalidade das MPEs. Em 2014, apenas 0,3% das micros e pequenas fecharam as portas no município, contra 6% no ano anterior, considerado um saldo dos mais positivos num universo de 58 mil MPEs sorocabanas. "Isso é fruto de um trabalho de melhoramento constante do ambiente empreendedor em nosso município, incluindo ai o apoio aos pequenos empreendedores por parte da Prefeitura, por meio do Espaço Empreendedor", explica o secretário.

Mesmo com o cenário pouco otimista da economia, a estimativa é de que a formalização de pequenos negócios continue em crescimento este ano em Sorocaba, principalmente nos setores ligados às necessidades básicas da população como a alimentação, roupas, higiene/beleza, reparos e manutenção em geral. Sorocaba continua sendo uma das principais cidades em potencial de consumo do país.

De acordo com a projeção do IPC Maps 2015, Sorocaba deve ficar em 25º lugar na lista de cidades do Brasil que mais consomem produtos e serviços e em 7º lugar no Estado, subindo uma posição entre as cidades paulistas. Ainda no universo da mortalidade empresarial, de 2007 a 2013 Sorocaba manteve uma taxa estável de mortalidade de micros e pequenas empresas, ficando em 0,7% em relação ao total de MPEs brasileiras. Em 2014 foi registrada queda expressiva, para apenas 0,3% e este ano o índice não deve fugir muito desse patamar. (Secom/Prefeitura de Sorocaba)