24/06/16 15h17

Mesmo com a crise financeira, São José e Taubaté entram no top 20 estadual das franquias

O Vale - São José dos Campos

Apesar da crise financeira, as franquias continuam em pleno crescimento nas duas maiores cidades da RMVale. São José dos Campos e Taubaté aparecem no top 20 do ranking estadual da ABF (Associação Brasileira de Franchising).

No levantamento feito pela ABF entre 50 cidades paulistas, São José dos Campos apresentou um aumento de 10% no número de unidades em operação de 2014 a 2015. A cidade passou de 527 para 579 franquias e ocupa o quinto lugar em número de lojas franqueadas.

Taubaté registrou aumento de 7%, passando de 198 para 212, e está na 18º posição no ranking da ABF.

Diferencial. Criada há três anos em Taubaté, a franquia de estética 'Sóbrancelhas' conta com 165 unidades franqueadas espalhadas pelo país, sendo 21 no Vale. "Desde a primeira franqueada só crescemos. A meta agora é chegar às 300 unidades e dobrar a receita de faturamento", disse a fundadora da marca, Luzia Costa.

Segundo ela, é necessário investir, observar o mercado e encontrar um diferencial que o concorrente não tenha. "Procuramos superar a crise gerando empregos e expandindo a nossa marca".

Segundo ela, o bom atendimento é fundamental para consolidar a credibilidade da marc a no mercado. "Tratar bem o franqueado e caprichar no suporte é essencial para que o franqueado se sinta confortável em fechar o negócio", afirmou.

Maior rede de franquias dedicada ao desenvolvimento do cérebro no mundo a Supera, fundada em São José dos Campos, conta atualmente com 230 unidades no Brasil e 60 mil alunos treinados.

"Só não estamos no Acre e Rondônia, mas com o resultado da feira ABF esperamos cobrir esses lugares também", disse o fundador da franquia, Antônio Carlos Perpétuo.

Segundo o empresário, o faturamento médio dos franqueados da Supera aumentou 35 % no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2015.

Crescimento. Em 2015, a marca vendeu 79 franquias, 30 a mais que 2014.

Com uma unidade em operação em Lisboa, o empresário pretende expandir a internacionalização da marca, que está há 10 anos no mercado. "Temos 10 países alvos para explorar. Vamos divulgar o modelo nestes locais e ver a receptividade do mercado".

Por se tratar de negócio inovador e bem sucedido, a Supera se preparou para a ofensiva da concorrência. "Sabíamos que seríamos copiados e teríamos que agir de forma rápida. Escolhemos o modelo de franquia pela velocidade estratégica de expansão e baixa margem de erro."

No Vale, crescimento chega a 8%

Não é só São José e Taubaté qu e apresentaram crescimento no mercado de franquias. A RMVale teve evolução de 8% entre 2014 e 2015, passando de 1.249 para 1.354 unidades em operação vinculadas a 291 redes franqueadas.

Os dados da ABF traçam um raio-x desse mercado. No topo está a área de alimentação, que responde por 27% das franquias da região, com 366 unidades em funcionamento.
Completam a lista educação e treinamento (14%), saúde e beleza (13%), acessórios e calçados (11%), entre outros.

Lucro. O grupo VA, que administra franquias taubateanas Doutor Lubrifica, Evolute Cursos, Web4br e Contab Express, atingiu 340 unidades e R$ 80 milhões de receita anual. "Estamos na contramão da economia brasileira", afirmou o diretor de franquias do grupo VA, Carlos Diego Oliveira.