24/07/24 14h34

Mês de junho apresenta resultado positivo impulsionado pelo Dia dos Namorados

Os dados são dos Índices de Performance do Varejo (IPV), realizados pelo HiPartners Capital & Work, em parceria com a SBVC

Mercado & Consumo

Impulsionado pelo Dia dos Namorados, o mês de junho apresentou resultados positivos para o varejo brasileiro, com um aumento de 10% no fluxo de visitação nas lojas de shopping, de acordo com o Índice de Performance do Varejo (IPV), pesquisa realizada pelo venture capital HiPartners Capital & Work, em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), que aponta um aumento também nas lojas de ruas (6%). O mês já havia sido impactado por conta do Dia das Mães.

Na comparação com junho de 2023, a única exceção ocorreu nas lojas físicas de rua, que apresentaram queda de 2% no período, enquanto as situadas dentro dos shopping centers cresceram 3% em fluxo. O faturamento geral teve um crescimento de 9%, com destaque para a região Sul, que liderou o crescimento tanto em visitas quanto em vendas.

“Esse movimento pode indicar que os varejistas estão se preparando mais para aproveitar as datas comemorativas. Apesar da concorrência do varejo online, o fluxo de visitantes nas lojas físicas aumentou 2% no mês, com destaque para um crescimento de 10% nos shoppings e 6% nas lojas de rua, na comparação com maio”, afirma Henrique Carbonell, CEO da F360, plataforma de gestão financeira responsável por originar os dados de vendas e faturamento do índice.

Apesar de o faturamento ter sido 10% maior nas lojas de rua no período, o fluxo nesses estabelecimentos caiu 2%. Porém, o crescimento de 7% no ticket médio, exclusivamente neste tipo de loja, pode explicar esse fenômeno.

O Dia dos Namorados de 2024 teve um aumento de 12% no fluxo de consumidores em lojas físicas e 8% em shopping centers na comparação com 2023. Também foi observado um melhor resultado nas vendas e no faturamento do que no ano anterior, ambos com crescimento de 4% e 16%, respectivamente.

“A disponibilidade imediata dos produtos pode ter estimulado esse crescimento, especialmente para as compras de última hora. O cenário segue positivo, com boas expectativas para o Dia dos Pais”, acrescenta Carbonell.

 

Fonte: https://mercadoeconsumo.com.br/23/07/2024/noticias-varejo/mes-de-junho-apresenta-resultado-positivo-impulsionado-pelo-dia-dos-namorados/