Mercedes faz 60 anos de produção no País
Inaugurada em 1956, fábrica de São Bernardo do Campo (SP) vira palco de eventos e reúne acervo de históricos
Estado de S. PauloA Mercedes-Benz está celebrando 60 anos do início da produção de veículos no mercado brasileiro. A fábrica de São Bernardo do Campo (SP), a primeira da marca na América Latina, foi inaugurada no dia 28 de setembro de 1956, mas as comemorações tiveram início na semana passada e vão até a próxima quinta-feira, dia 5.
A marca criou um espaço, batizado de “Museu do Cliente”, no qual estão expostos veículos míticos produzidos no Brasil e no exterior. Montado com a colaboração de fãs da empresa e companhias de transporte, inclui um impecável caminhão L 7500, de 1952, que foi utilizado durante a construção de Brasília, e um LP 331, ano 1961, com misturador de concreto.
Também estão no museu provisório dois ônibus clássicos: um O 355 de 1972 e um O 321 de 1958, o primeiro monobloco do País, que pertence ao acervo da Mercedes. Dos modelos mais recentes, os destaques são uma van Sprinter de 1997, e um SL 190, roadster que faz parte do portfólio de produtos da marca há mais de seis décadas.
Os modelos atuais também têm espaço exclusivo no evento. Da linha de caminhões há um extrapesado Actros, além de um chassi de ônibus urbano O 500 U. A van Vito, feita na Argentina e lançada no mercado brasileiro no ano passado, também está lá.
Entre os automóveis, os destaques têm a ver com a fábrica de Iracemápolis, no interior do Estado de São Paulo, inaugurada no mês passado. Há um sedan Classe C, da versão 180 Exclusive, primeiro carro de passeio produzido na nova planta, e o utilitário-esportivo compacto GLA, que por ora vem da Alemanha e em breve também será feito na mesma fábrica.
Caminhão do futuro. A grande estrela da festa foi apresentada na quinta-feira. Mostrado no Brasil pela primeira vez, o Future Truck 2025 (caminhão do futuro, em português) antecipa tecnologias que chegarão às estradas nos próximos anos.
O protótipo foi apresentado durante a 65º edição do Salão Internacional de Veículos Comerciais (IAA), em Hannover, na Alemanha e, como seu “sobrenome” indica, deve começar a rodar em 2025. Com visual para lá de futurista, o supercaminhão tem tecnologia autônoma, que permite rodar em rodovias sem a necessidade de um motorista ao volante.
Segundo informações da fabricante alemã, essa solução deverá estar disponível e em pleno funcionamento em várias partes do mundo em cerca de uma década. O Future Truck 2025 traz vários dispositivos de conectividade e conta com sensores e radares para poder rodar sozinho.
A mecânica é a mesma utilizada no Actros 1845. O motor, turbodiesel de seis cilindros, gera cerca de 450 cv de potência e a transmissão é automática de 12 velocidades.
Ao longo de seis décadas, a Mercedes-Benz produziu mais de 2,1 milhões de veículos comerciais no Brasil. A fabricante é líder de vendas do setor no País há 50 anos.
Seus campeões desse mercado são o caminhão L 1113, que soma mais de 200 mil unidades emplacadas, e o leve 710, com mais de 200 mil vendas.
De acordo com dados da marca alemã, quatro de cada dez caminhões que rodam atualmente no Brasil têm a estrela de três pontas na dianteira. Isso representa um total de mais de 1,16 milhão de veículos.