Mercedes-Benz festeja marca de 530 mil veículos exportados
Montadora de São Bernardo apresentou ontem sua linha 2024 de caminhões
Diário do Grande ABCA Mercedes-Benz acaba de registrar a marca recorde de 530 mil caminhões e ônibus exportados desde a sua instalação em São Bernardo, em 1956. Para o presidente da multinacional no País e CEO da América Latina, o alemão Achim Puchert, o acontecimento é um bom presságio para os negócios deste ano.
A montadora apresentou ontem os modelos 2024 das linhas Atego, Actros e Arocs, que chegam hoje às concessionárias da marca.
“O objetivo é que a matriz brasileira seja protagonista em comercializar externamente, no mesmo patamar dos mercados da China e Índia, por exemplo. A redução de juros no Brasil tem estimulado a renovação de frotas de caminhões das transportadoras”, afirmou o executivo que ocupa o posto desde 2022.
A retomada econômica brasileira, ao que aponta Achim, foi a responsável para que a Mercedes atingisse um dos principais volumes de produção do segmento nacional. Com 68 anos de atuação, a companhia atingiu a marca de 2,5 milhões de caminhões e ônibus confeccionados nos polos de São Bernardo e de Juiz de Fora, em Minas Gerais.
Para 2024, a aposta de investimento a somar no balanço ainda seguirá uma tendência setorial, de acordo com o vice-presidente de vendas, marketing e peças, Jefferson Ferrarez. Segundo ele, os esforços deverão ser voltados ao agronegócio e demandas do varejo.
“A safra foi recorde em 2023, mas os negócios neste sentido só aqueceram ao fim do ano, o que traz continuidade de expectativa. Sendo assim, foi necessário adequar nosso quadro de colaboradores na fábrica do Grande ABC, com contratações pontuais”, afirma o executivo, sem precisar a quantidade de colaboradores que foram contratados pela empresa alemã.
Modelos específicos
Visando futuras licitações, a empresa inicia neste mês a produção de caminhões voltados a serviços específicos, como o Atego 1729 compactador de lixo e o Atego 1733 bombeiro.
Com 20 anos desde o lançamento, a projeção é que o Atego atinja a marca de 180 mil unidades produzidas até dezembro.
Os segmentos de caminhões médios, semipesados e extrapesados, voltados ao transporte rodoviário e urbano, também estão sendo repaginados.
Fonte: https://www.dgabc.com.br/Noticia/4098898/mercedes-benz-festeja-marca-de-530-mil-veiculos-exportados