Mercedes-Benz apresenta caminhão guiado por controle remoto
Solução de rádio controle pode ser usada em operações extremas e de difícil acesso, como na mineração subterrânea
Automotive BusinessA Mercedes-Benz do Brasil apresentou uma solução de automação para seus caminhões desenvolvida pela engenharia brasileira, a de radio controle. O sistema, que tem como inspiração os carrinhos de controle remoto, pode ser utilizado em veículos que operam em situações controladas e de difícil acesso, como em minerações subterrâneas e na construção civil.
O controle remoto do caminhão da Mercedes pode ser feito por meio de um joystick, com o operador do lado de fora do veículo para alguma manobra específica. Ou de dentro de uma sala de controle, quando a operação precisa ser à distância por motivos de segurança.
Todos os modelos de caminhão da Mercedes com a tecnologia BlueTec, de motores dentro dos padrões Euro6 (Proconve L7), podem receber a solução de movimentação por controle remoto.
"Automação não é um sistema de prateleira. Ela é fruto de um trabalho em conjunto com o cliente para desenvolvermos uma solução dedicada”, disse Marcos Andrade, gerente sênior de marketing de produto caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.
Com isso, a montadora passa a oferecer três soluções de automação em seus caminhões: 100% autônoma, a semiautônoma e a por rádio controle. Para definir qual a melhor tecnologia para a operação, a Mercedes oferece um serviço de consultoria para avaliar as condições nas quais os veículos vão trabalhar.
Frota semiautônoma da Mercedes
Dentro dessa estratégia, a Mercedes-Benz tem hoje uma frota de 1,1 mil caminhões semiautônomos em operação no país. “Esse projeto é em parceira com a Grunner e operam na colheita da cana-de-açúcar, além de outras aplicações no campo”, afirmou Andrade.
Segundo o executivo, estes caminhões conseguem identificar a rota e seguir o percurso sozinhos, guiados pelo GPS. O motorista assume o comando logo depois do carregamento, fazendo o transbordo para as carretas que levarão a cana-de-açúcar para as usinas.
Além dos semiautônomos da Grunner, a Mercedes já tem também caminhões autônomos que atuam em ambientes controlados, como os quatro Atego que interligam a linha de produção da Ypê e seu centro de distribuição interno.
Andrade explicou que a Mercedes já está em conversas para diversificar a demanda e aumentar a entrega destes modelos de caminhões. “Estamos negociando com portos, aeroportos e centro logísticos. Há uma expectativa de anunciar em torno de 50 unidades ainda este ano, sendo 10 para um porto no país.”