10/09/09 09h51

Mercado prevê PIB estável para 2009

O Estado de S. Paulo

Economistas ouvidos pela Agência Estado consideram possível que o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano fique positivo, apesar de o mercado ainda mostrar projeção negativa, em -0,16%, de acordo com o boletim Focus do Banco Central, divulgado anteontem. Avaliam, porém, ser improvável expansão de 1%, como prevê o governo. As apostas convergem para uma variação do PIB próxima de zero este ano, na faixa de -0,5% a 0,5%.

"O emprego e a massa salarial estão melhorando. A indústria está se recuperando, mas sofreu muito, e boa parte da produção industrial é exportada para um mercado que não se recuperou ainda", disse o professor da Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Fernando de Holanda Barbosa. Para que o PIB crescesse 1% em 2009, observa o economista, teria de apurar expansão alta na margem. De acordo com Barbosa, se até o fim do ano a economia crescesse 2,2% a cada trimestre em relação ao anterior, já a partir do segundo trimestre, a alta no ano chegaria bem próxima do que prevê o governo, ficando em 0,97%. No entanto, afirmou, se a expansão na margem fosse de 1,6% a partir do segundo trimestre, no fim do ano a variação do PIB teria sido de 0,07%. "É bastante possível um número entre -0,5% e 0,5%, mas 1% é otimismo demais", disse Barbosa.

Amanhã, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga o PIB do segundo trimestre. Analista da Gávea Investimentos e professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Armando Castelar Pinheiro observou que é muito grande a diferença entre a projeção do mercado informada pela Focus, de -0,16%, e a do governo, de 1%. "Só se o mercado tivesse um erro grande aí, de um ponto porcentual ou mais. Não é impossível, mas acho muito improvável", disse Castelar.