04/01/12 16h42

Mercado interno será prioridade alemã no Brasil

Folha de Sâo Paulo

Empresas alemãs pretendem manter investimentos no Brasil e priorizar seus negócios no mercado doméstico, segundo pesquisa realizada pela Câmara Brasil-Alemanha no último trimestre de 2011. Foram ouvidos 1.700 associados, que respondem por 10% do PIB industrial brasileiro, conforme a entidade.

Cerca de 75% dos executivos entrevistados confirmaram a intenção de realizar em 2012 aportes já planejados, ao menos aqueles considerados essenciais para assegurar a expansão da operação brasileira. Exportações perderam importância ante a valorização do real.

"Há a preocupação com investimentos essenciais para que as empresas assegurem seu posicionamento no país e viabilizem o seu crescimento, ao mesmo tempo em que buscam atender às demandas das matrizes neste momento delicado da economia europeia", diz Weber Porto, presidente da Câmara Brasil Alemanha de SP e da empresa alemã Evonik para as Américas do Sul e Central.

Há hoje 1.200 empresas alemãs no país.

Aproximadamente 800 delas estão sediadas na Grande São Paulo, o que a torna a região de maior concentração de companhias alemãs no mundo, segundo o executivo.

Porto tem notado o aumento do interesse no Brasil.

"Em 2011, atendemos a 12 mil pedidos de informações comerciais de empresas alemãs sondando oportunidades e recebemos 83 delegações empresariais da Alemanha", afirma.